26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Apagão na Venezuela deixa pelo menos 15 pessoas mortas; Maduro acusa EUA

Postado em: 10/03/2019

Compartilhe esta notícia:

Agência Brasil

A organização não-governamental (ONG) Codevida, que atua na Venezuela, informou que 15 doentes renais morreram nos últimos dias no país, em decorrência da falta de diálise. O apagão que atingiu o país afetou o funcionamento dos aparelhos. A entidade receia que o número de vítimas aumente.

A ONG acrescentou que a situação das pessoas com insuficiência renal é crítica porque quase todas as unidades de diálise estão paralisadas.

Um apagão atinge Caracas e 22 dos 23 estados venezuelanos desde quinta-feira (7). Segundo a organização, as mortes foram registradas nas regiões de Zulia, Trujillo e Caracas. De acordo com a ONG, 48 crianças dependem de unidade de diálise pediátrica.

No Twitter da organização, o diretor da Codevida, Francisco Valencia, afirmou que há 129 unidades de diálises para atender a 10,2 mil pessoas no país. Ele alertou que faltam energia e luz.

De acordo com Valencia, 2,5 mil doentes renais morreram no país, no período de 2017 e 2018, por várias deficiências que atingem as unidades de diálise.

Maduro acusa EUA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apontou os Estados Unidos como responsáveis pela pane elétrica que atingiu o país. Segundo ele, o objetivo é desestabilizar seu governo por meio de sabotagem cibernética.

Maduro disse que os “ataques cibernéticos” ocorreram desde o dia 7 por intermédio de pessoas infiltradas na empresa estatal de energia Corpoelec. Para ele, as ações se assemelham a atos de guerra.

O venezuelano afirmou que os Estados Unidos subestimam o povo venezuelano. Ele afirmou que haverá reações. “[Haverá] uma resposta esmagadora e patriotas que amam e defender com coragem, o nosso país”, afirmou.

Maduro elogiou os trabalhadores de serviços de energia pelo sacrifício que fizeram em restaurar o serviço elétrico.

Em meio ao apagão, houve protestos em Caracas e várias cidades venezuelanas contra e a favor do governo. Simpatizantes de Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela, foram às ruas, assim como os de Maduro, no fim de semana.

*Com informações da RTP, emissora pública de televisão de Portugal, e da Telesur, emissora multiestatal de televisão com sede em Caracas

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo recua e admite que casos de Covid-19 estão aumentando

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Sorocaba libera uso de máscara no transporte coletivo

Cohap define programação do sorteio de 16 casas populares da Vila do Aconchego

Guarda Municipal segue realizando patrulhamento preventivo contra aglomerações em Sorocaba

Termo "alienação parental" precisa de rigor científico, diz pesquisadora da USP