19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Aniversário de Lula ocupa horário eleitoral de petistas na TV em pelo menos quatro capitais

Foto: Ricardo Stuckert
Postado em: 28/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Katna Baran, Ana Luiza Albuquerque e Renan Marra, FOLHAPRESS


O aniversário de 75 anos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta terça-feira (27), virou tema do programa eleitoral em pelo menos quatro capitais em que o PT disputa eleições majoritárias.


Em outras cidades, em geral, as campanhas preferiram citar a data nas redes sociais, mas não ocuparam o espaço de TV e rádio.


No Rio de Janeiro, a imagem de Lula foi explorada na propaganda eleitoral da deputada federal Benedita da Silva (PT), candidata à prefeitura. "O homem que dedicou a vida a fazer justiça merece justiça. Lula, 75 anos. Parabéns. Comemore dia 15 de novembro, vote 13", afirma o locutor na peça.


No início do material, Benedita cita o ex-presidente e defende que a administração municipal obteve melhorias para o Rio durante os governos Lula (2003-2010).


"Nos governos do presidente Lula, o Rio era mais feliz e sabia. Juntos fizemos o Bolsa Família, 82 mil unidades do Minha Casa Minha Vida e 745 mil empregos foram criados na cidade", diz Benedita na propaganda.


Em Curitiba, conhecida como a "capital da Lava Jato", o candidato a prefeito Paulo Opuszka homenageou o ex-presidente com um vídeo do partido montado especialmente para a data. Um narrador da propaganda parabenizou Lula, citando que ele "dedicou a vida para fazer Justiça para o povo" e, portanto, também "merece Justiça".


"Hoje é o dia de comemorar os frutos desse legado, é dia de comemorar o emprego, a terra, a casa, o pão, o diploma. Comemorar a força daqueles que escolheram o lado certo da história, que não baixaram a cabeça, que levantam as bandeiras da nossa gente", diz o locutor em outro momento.


Ao final, a peça se dedicou especificamente à cidade, citando que Curitiba foi palco do primeiro comício pelas Diretas, em 1984. Também lembra a vigília de apoiadores de Lula, entre abril de 2018 e novembro de 2019, quando o ex-presidente permaneceu preso na sede da Superintendência da Polícia Federal, cumprindo pena após ser condenado pela Lava Jato.


O candidato a prefeito de Manaus pelo PT, Zé Ricardo, também citou no programa eleitoral o aniversário de Lula e disse que ele foi "injustiçado e injuriado".


Em Salvador, a candidata petista Major Denice também parabenizou Lula dizendo que deu ao ex-presidente o seu primeiro voto. "Com Lula nós aprendemos que podemos, sim, sonhar e podemos, sim, nos inspirar", disse.


Já o candidato do PT em São Paulo, Jilmar Tatto, não parabenizou o ex-presidente em seu programa eleitoral. As homenagens foram feitas apenas nas redes sociais.


Também a candidata petista à Prefeitura do Recife, Marília Arraes, publicou trechos do vídeo petista homenageando Lula apenas nas redes sociais.


"Tantos que nasceram nessa época, no mesmo lugar que ele, não resistiram à fome, à seca, à desigualdade.

Mas o menino Lula passou por tudo isso, sobreviveu e ficou mais forte, para ser o presidente que colocou, pela primeira vez, o povo mais pobre no orçamento", escreveu Marília em um post em homenagem ao ex-presidente.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

GCM adota esquema especial de segurança durante as eleições

Sorocaba inicia 2023 com saldo positivo em geração de empregos

Após G7, Lula mantém posição sobre guerra na Ucrânia

Cratera na Marginal Tietê será preenchida com material rochoso e argamassa

Mundial no Qatar teve oito jogadores com passagens pelos gramados de Votorantim

Total de recuperados da Covid-19 sobe para 14.857 em Sorocaba