23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Anatel: reclamações nas telecomunicações aumentaram 6,6% em 2020

Foto: Agência Brasil
Postado em: 05/08/2020

Compartilhe esta notícia:

As reclamações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no primeiro semestre de 2020 aumentou 6,6% em comparação com o segundo semestre de 2019, embora tenha havido uma queda em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 1,52 milhão de queixas contra as prestadoras neste ano.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Segundo a Anatel, o aumento de reclamações em relação ao último semestre é consequência, principalmente, do aumento de queixas de consumidores de banda larga fixa. A principal reclamação é em relação à qualidade. Nesta categoria, foram registradas, ao todo, cerca de 394 mil reclamações sobre o serviço no primeiro semestre de 2020, o que  representa um aumento de 40% em relação ao segundo semestre do ano passado.

 

Na banda larga fixa, a Claro foi quem recebeu mais críticas (131.909), seguida da Vivo (90.209), da Oi (72.003) e da TIM (38.831). Outras operadoras, como pequenas empresas de atuação regional, foram responsáveis por (60.941) contestações.

 

O serviço de telefonia celular pré-paga teve cerca de 228 mil reclamações, o que representa um aumento de 20% em relação ao segundo semestre de 2019. Os principais motivos, segundo a Anatel, são bloqueio ou suspensão indevidas do serviço e cancelamento indevido. A TIM foi a operadora com mais críticas neste segmento (100.032), seguida por Claro (47.066), Vivo (43.738) e Oi (33.650).

 

Queda

 

Nos demais serviços houve queda de reclamações em relação ao semestre anterior. A telefonia móvel pós-paga foi o serviço que registrou o maior número de reclamações em números gerais, com 497 mil queixas, mas houve queda de 2,6% em comparação com o segundo semestre de 2019. 

 

Neste serviço, a TIM foi a mais questionada, com 147.218 reclamações. A Claro se aproximou deste patamar, com 138.180. No ranking constam ainda Vivo (118.952) e Oi (68.056).

 

A telefonia fixa teve 241 mil reclamações no primeiro semestre de 2020, uma queda de 9% em comparação ao semestre anterior. A Oi apareceu no topo do ranking (106.483), seguida por Vivo (80.923), Claro (41.206) e TIM (8.930).

 

Na TV por assinatura, foram registradas 154 mil notificações, uma queda de 10%. A Claro teve  73.833 queixas. Em segundo lugar ficou a Sky (51.884), em terceiro a Vivo (13.147) e em quarto lugar ficou a Oi (14.005).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estudantes inadimplentes já podem renegociar dívidas com Fies

Entidades fazem petição para defender inelegibilidade de Bolsonaro

Torneio CrossFit Brasil movimenta atletas de diversas partes do país em Sorocaba

Espetáculo baseado em "A Pequena Sereia" será apresentado neste domingo

Gaeco Sorocaba denuncia à Justiça 19 integrantes de facção criminosa

NOVOS VEREADORES: Fábio Simoa defende cidade mais justa e igual para todos