18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Amizade Brasil-Argentina: Bolsonaro conversa pela primeira com Alberto Fernandez

Jovem Pan News
Postado em: 30/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conversou nesta segunda-feira, 30, com presidente da Argentina, Alberto Fernandez. O encontro marca o dia da Amizade Brasil-Argentina e a primeira conversa entre os mandatários desde a eleição de Fernandez, em 27 de outubro de 2019. A relação entre os dois é baseada em uma série de acusações. Bolsonaro torcia abertamente para a reeleição de Maurício Macri, opositor de Fernandez. O apoio a Macri se intensificou após visita do atual presidente argentino, na época candidato, a Lula, enquanto o petista ainda estava preso em Curitiba. O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, esteve presente mediando a conversa. Do lado argentino, além de Scioli e Fernandez, também esteve presente o ministro das Relações Exteriores e Comércio Internacional e Culto, Felipe Sola. Do lado brasileiro, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Flávio Viana Rocha, e o ex-presidente do Brasil José Sarney.

Sarney estava presente em comemoração à data, que surgiu após um encontro entre ele e o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, em Foz de Iguaçu, há 35 anos. O encontro entre os representantes foi virtual, cada um estava em seu país. Segundo comunicado da Casa Rosada, Fernandez pediu para deixar “as diferenças do passado e enfrentar o futuro com as ferramentas que funcionam bem entre nós (Brasil e Argentina)” para “realçar todos os pontos de concordância”. “Estou realizando esta reunião para dar o impulso de que o Mercosul precisa e é imperativo que Brasil e Argentina o façam juntos”, afirmou o chefe de Estado da Argentina. Ele também mostrou preocupação com o meio-ambiente e a situação da Amazônia no Brasil. “Continuamos a progredir em matéria de segurança e das Forças Armadas e temos que trabalhar juntos na questão ambiental, que é um assunto que nos preocupa muito. Devemos fazer um acordo de preservação”, reforçou. “Temos oportunidades em desenvolvimento para fornecer gás à Argentina e ao Brasil”.

Bolsonaro respondeu às propostas de Fernandez. “Nossas forças armadas têm uma integração excelente. Fortaleceremos nossa integração nas indústrias de defesa e avançaremos no combate ao narcotráfico e ao crime transnacional”, garantiu. O presidente brasileiro também comentou sobre o Mercosul. “O Mercosul é o nosso principal pilar de integração, mas precisamos gerar mecanismos mais ágeis e menos burocráticos”, disse. Bolsonaro também lembrou que os países tem áreas de interesse comum, como o turismo. O governo brasileiro ainda não publicou nota sobre o encontro. A reunião não consta na agenda oficial do presidente Bolsonaro.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

VÍDEO - Gato que escalou altura de 30 metros em árvore é resgatado pelos bombeiros

MC Gui tem novos shows cancelados após polêmica de bullying com criança

Rodrigo Constantino é demitido pela Record após comentário sobre caso Mari Ferrer

Bolsonaro chama de "auxílio Modess" projeto vetado por ele de distribuição de absorvente

Mãe diz que criança brasileira desapareceu em rio na fronteira de México e EUA

Sorocaba ocupa a 47ª posição entre as cidades do país para se fazer negócio