30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Alunos apresentam a nova aeronave que disputará a 20ª Competição Sae Brasil AeroDesign

Postado em: 02/11/2018

Compartilhe esta notícia:

Na quarta-feira (31), 14 alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica e de Produção da Facens, apresentaram no auditório da faculdade seus novos aviões de competição, os Falcon III Anúbis. Os protótipos estão da 20ª edição da Sae Brasil AeroDesign, que acontece até 4 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos-SP.
“Nosso projeto está muito competitivo. Utilizamos materiais mais leves, como madeira balsa, fibra de carbono e honeycomb com núcleo de aramida, que são mais leves e resistentes. Através de fundamentos da engenharia, conseguimos juntar esses materiais de maneira que a estrutura do avião suportasse todos os limites de carga da disputa sem deformações permanentes. Estamos felizes com o resultado, pois não somos estudantes de engenharia aeronáutica e mesmo assim nos desafiamos a participar de uma competição tão específica. Isso é um estimulo e nos deixa muito confiantes de que conquistaremos uma posição histórica para a faculdade, ficando entre os 15 melhores do país”, diz Delvined Rocha de Souza, capitão da equipe Falcons da Facens. Segundo ele, o Falcon III Anúbis se destaca por conseguir solucionar aspectos técnicos conflitantes do mercado aeronáutico, como ter uma estrutura leve e ao mesmo tempo resistente. A aeronave pesa apenas 2,7kg, possui 2.6m de envergadura de asa e capacidade de aguentar até 13,3kg de carga em voos feitos em condições adversas em pista curta (com 60m).
A competição Sae AeroDesign é realizada pela Sae Internacional, nos Estados Unidos, desde 1986. A partir de 1999, passou a constar também do calendário de programas estudantis da Sae Brasil, e hoje é um dos eventos considerados mais importantes do setor, desafiando os participantes a buscarem soluções para a indústria aeronáutica como, por exemplo, redução de peso através de otimização estrutural. A prova tem três categorias: regular, aberta e micro, cada uma com suas especificações e critérios. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho. Este ano, a 20ª edição da Sae Brasil AeroDesign conta com mais de 60 universidades de todo o Brasil e da América Latina.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Sorocaba: Polícia Ambiental resgata macaco após receber denúncias de maus-tratos 

No CNJ, Fux faz minuto de silêncio por negro morto em supermercado

Procon-RJ notifica empresa por ingressos em show de Taylor Swift

Brasil libera entrada de estrangeiros por via aérea em todo o país

Conselho de Educação rejeita terceirização nas escolas municipais

STF derruba carência para autônoma receber salário-maternidade do INSS