26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Algumas lições aprendidas sobre trabalho

Postado em: 03/09/2018

Compartilhe esta notícia:

Quando estiver trabalhando, trabalhe! Quando estiver se divertindo, divirta-se! Não misture os dois, ou acabará estragando o trabalho e a diversão. Isto é especialmente verdade se você trabalha em casa. É necessário ter disciplina. Eu tenho um escritório em casa. Muitas pessoas adotaram o modelo home-office nos dias de hoje. Infelizmente, boa parte destas pessoas não estão preparadas para trabalhar em casa. Eles simplesmente não conseguem produzir. Além disso, ainda mais triste, estas pessoas também não conseguem manter uma boa qualidade de vida. Você deve ser capaz de se afastar da “casa” e de seus deveres e responsabilidades de ir para o “trabalho” e assumir esses deveres e responsabilidades. Mais importante, você precisa ser capaz de se afastar do trabalho e viver sua vida. Isso é difícil para muitas pessoas.

Faça do seu escritório em casa, uma área de trabalho, um lugar onde você só trabalha. Não coma em sua mesa ou faça qualquer coisa pessoal em sua mesa. Quando você não estiver trabalhando, fique longe dessa área. Se a sua área de trabalho tiver uma porta, feche-a. Se não tiver uma porta, coloque uma! Separe a área onde você trabalha do lugar onde você descansa, relaxa e se diverte.

Seja conhecido pelas coisas certas. Você tem uma reputação. Você pode não ter pedido por uma reputação, e provavelmente não esperava ter uma, mas ela ainda existe. Você pode ser conhecido como a pessoa que conta as melhores piadas do escritório, a pessoa com o mau hálito ou o fanfarrão que não faz nada – e, infelizmente, não importa se é verdade. É a sua reputação. Assim, sugiro que você tente criar uma reputação antes que ela seja atribuída a você. Minha sugestão é que você seja conhecido como a pessoa que faz as coisas acontecerem!

Eu tenho uma reputação de ser chato (para usar um adjetivo leve). Posso assegurar que é uma reputação merecida. E faço o possível para perpetuá-la. No entanto, esta reputação no trabalho não surgiu porque ofereço um serviço de má qualidade, ou porque chego atrasado, sou descortês ou preguiçoso. Minha reputação é porque eu faço o que digo que vou fazer quando digo que faria, e me recuso a comprometer a qualidade ou a ética por qualquer motivo. Não vou ter uma performance ruim e não vou tolerar que ninguém tenha uma performance ruim. Eu ofereço o melhor serviço possível, da melhor forma possível, e espero o mesmo daqueles que trabalham comigo. Isso faz com que eu seja uma pessoa chata para se trabalhar. Tenho um padrão pelo qual me apresento, e espero que aqueles que trabalham comigo mantenham o mesmo padrão. Por causa disso, sou conhecido como ‘o cara chato’. Melhor conseguir essa reputação pelas razões certas, do que pelas razões erradas.

Tire as coisas difíceis do caminho primeiro. Lembra de quando você era criança e tinha que limpar seu prato. Se você for esperto, você logo aprende a comer o brócolis primeiro e guarda o macarrão com queijo para depois. O mesmo se aplica ao trabalho. Faça as tarefas que não são as suas favoritas primeiro. Não adie. Apenas faça isso, conclua essas tarefas e siga para as coisas que você gosta.

Mantenha o foco. Faça uma tarefa de cada vez, quando possível, até a sua conclusão. Descubra a tarefa mais importante que tem que ser feita hoje. Então faça. Se realmente tem que ser feito, você terá realizado algo significativo, independentemente do que qualquer outra coisa que não seja feito. Concentre-se em coisas de verdadeira importância, e deixe as coisas menos importantes deslizarem. Ninguém se mete em problemas por fazer as coisas que realmente importam. As coisas que realmente importam produzem resultados que realmente importam, e todos nós somos medidos na qualidade de nossos resultados, não na qualidade de nossas atividades.

Quando seu trabalho deixar de ser divertido, reinvente-se! Se você honestamente odeia seu trabalho, então você precisa aprender novamente a se apaixonar por partes dele, ou você precisa seguir em frente e procurar um trabalho diferente. Não há como ser excelente em algo que você não gosta de fazer.
Pense nisso, e bom trabalho!

por Carlos Mattos


Este artigo é de inteira responsabilidade do autor.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Avenida Itavuvu passa por operação tapa-buraco

Guias e calçadas do novo acesso à avenida Dom Aguirre, em Santa Rosália, são concretados

Sorocaba vacina 2ª dose da AstraZeneca nesta 4ª pessoas que tomaram a 1ª aplicação até 10 de junho

Sorocaba ultrapassa o número de 500 mortos pela Covid-19

Lula tem 44% contra 31% de Bolsonaro no 1º turno, segundo Ipec

Receita: Pudim de leite condensado