24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Alcolumbre diz que declarações de general Heleno são ataque à democracia

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress
Postado em: 19/02/2020

Compartilhe esta notícia:

Daniel Carvalho, Folhapress

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), rebateu nesta quarta-feira (19) às críticas do general Augusto Heleno ao Congresso e, por nota, chamou o ato de "ataque à democracia". "Nenhum ataque à democracia será tolerado pelo Parlamento. O momento, mais do que nunca, é de defesa da democracia, independência e harmonia dos Poderes para trabalhar pelo país. O Congresso Nacional seguirá cumprindo com as suas obrigações", disse Alcolumbre.

 

Na terça-feira (18), general Heleno afirmou que o Congresso estava chantageando o Executivo, em falas captadas em transmissão ao vivo da presidência da República durante cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio do Planalto. "Não podemos aceitar esses caras chantageando a gente. Foda-se", afirmou, em relação ao Orçamento de 2020. Heleno defendeu que o presidente deixasse claro à população que está sofrendo uma pressão e "não pode ficar acuado".

 

Na terça-feira (18), o presidente do Senado já havia demonstrado sua irritação com o Palácio do Planalto. Alcolumbre havia convocado líderes da Câmara e do Senado para uma reunião em que seria discutido um novo acordo para a votação, depois do Carnaval, do veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Orçamento 2020. Até o momento da reunião matinal, no entanto, o Palácio do Planalto não encaminhou nem informou que não encaminharia a tempo do encontro dois projetos (PLNs), sua parte do acordo que havia sido firmado na semana passada.

 

Um dos textos seria para mudar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e colocar uma trava ao contingenciamento das emendas de comissão e do relator do Orçamento 2020, o deputado Domingos Neto (PSD-CE). Outro projeto seria para alterar a LOA (Lei Orçamentária Anual) e devolver R$ 11 bilhões para o controle de ministros, em vez de ficar no poder de Neto.

 

Irritado, Alcolumbre determinou que sua assessoria publicasse nas redes sociais que o encontro estava sendo cancelado. "A reunião prevista para hoje (18), com os líderes partidários das duas Casas para definir acordo quanto ao mérito do veto à proposta do Orçamento Impositivo foi cancelada. O Parlamento aguarda do governo o envio do PLN referente aos dispositivos vetados da LDO 2020", escreveu a presidência do Senado.

 

À tarde, após a cerimônia de posse de Onyx Lorenzoni como ministro da Cidadania e do general Braga Neto como novo titular da Casa Civil, Alcolumbre permaneceu no Palácio do Planalto e subiu ao quarto andar, onde fica o gabinete de Bolsonaro, para conversar com o presidente da República. Segundo auxiliares do presidente do Senado, ele deixou claro que a pauta econômica do governo é uma prioridade para o Congresso, mas que não era possível ficar no escuro e cobrou transparência.

 

À noite, Alcolumbre recebeu na residência oficial da presidência do Senado líderes do Congresso, Maia, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, e o ministro Paulo Guedes (Economia) e sua equipe.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MP vai investigar Crespo por apostilamento do Sesi e quer saber valor de ‘propaganda’

Jovem pula de carro em movimento para tentar fugir da PM e acaba preso

Vunesp convoca habilitados de concurso para Diretor de Escola para prova de títulos

ANS autua Prevent Senior por não informar pacientes sobre "kit Covid"

Esquerda marca para dia 19 novos atos contra Bolsonaro e incorpora "não vai ter Copa"

Mãe envia maconha escondida em barras de sabonete a filho preso em penitenciária