18 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Alckmin elogia acordo de partidos rivais na Alemanha, e presentes veem aceno a Lula

Foto: divulgação
Postado em: 30/11/2021

Compartilhe esta notícia:

Camila Mattoso, FOLHAPRESS


Em reunião com lideranças sindicais nesta segunda-feira (29), Geraldo Alckmin (de saída do PSDB) fez uma leitura do contexto político da Alemanha que soou aos presentes como referência positiva à possibilidade de ser vice em chapa presidencial encabeçada por Lula (PT) em 2022.


O ex-governador disse que o Brasil precisa de acordos e coligações, e citou o acerto a partir do qual Olaf Scholz, do SPD, foi escolhido como sucessor da primeira-ministra Angela Merkel, CDU. Os partidos são rivais.


Em outro momento, Alckmin falou das diferenças nas trajetórias do Brasil e do restante da América do Sul, que se dividiu em países menores. O Brasil teria, então, muita diversidade interna.


A combinação de análises dos contextos internacional e federal, ignorando SP, deixou líderes sindicais com a impressão de que ele tentava se mostrar gabaritado para ocupar um cargo nacional.


Os representantes de UGT, Força Sindical, UGT, CTB e Nova Central disseram ter visto empolgação em Alckmin, que recebeu o convite na sexta à tarde e na segunda já participou do encontro.


Em conversa posterior com os dirigentes, Alckmin traçou um mapa sobre as eleições com Lula, Jair Bolsonaro (sem partido), Sergio Moro (Podemos) e João Doria (PSDB).


Alckmin teria dito que o tucano acabará isolado em 2022, sem apoio de partidos. Nesse desenho, Lula ficaria com os partidos de esquerda e centro-esquerda e Bolsonaro, com o centrão, disputando o apoio da direita e da centro-direita com seu ex-ministro da Justiça.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mudanças em equipe do governo: delegado deixa pasta, mas permanece no Paço

Prefeitura de Sorocaba leva feira de adoção de cães ao Ceagesp neste sábado (11)

Comissão Processante notifica vice-prefeita sobre investigação

Governo do Estado anuncia a contratação de 2.500 câmeras corporais para a PM

Após derrota, PT quer reforçar movimento pela soltura de Lula

Imagens mostram caixa com suspeita de ameaça de bomba a Hélio Brasileiro