25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Agosto dourado do aleitamento materno - leia a coluna semanal de Vanderlei Testa

Foto: divulgação
Postado em: 20/08/2021

Compartilhe esta notícia:

Entre as várias celebrações do mês de agosto, dia dos pais, das vocações, historiadores, folclore, combate ao fumo, consta o aleitamento materno. Sei que uma mãe poderia testemunhar aqui essa necessidade primordial aos bebês com maior afetividade. Mas, como pai e avô, pude presenciar o aleitamento materno na nossa filha Camila e neta Carolina. Também como filho, eu aproveitei desse alimento divino nos seios de minha mãe. Você leitor já passou por essa etapa na sua vida. Todos são fortificados na saúde em um puro dom divino transformado naquelas gotículas brancas do leite da amamentação. Considero esse gesto maternal um dos mais sublimes da raça humana. Sei que as mamães animais também o fazem com maestria aos seus filhotes.

 

A Camila foi amamentada até quando havia leite disponível na mãe. Era uma bezerrinha de tanto que gostava. Além de ser nutriente natural do corpo o leite contém um vínculo de amor. Pode ser inexplicável à sabedoria daquelas mães que não podem amamentar pela ausência do leite materno. Mesmo assim, sei que todas as mães de alguma forma estarão eternamente ligadas aos filhos pelo cordão umbilical que os geraram.

 

A Carolina adorava mamar. Passou anos de sua fase de bebê e criança sem abrir mão do leite materno da Camila. Hoje com nove anos ainda conversa com a mãe de como gostava de ser amamentada. O mês dourado incentivando a amamentação deve ser seguido o ano inteiro. Quem é gestante precisa se preparar para estar desejando esse dom divino. Nada acontece por acaso nos planos do Criador. Se Deus nos fez a sua imagem e semelhança, é porque na sua perfeição entendeu que os seus Filhos precisavam ser alimentados com o leite materno ao nascerem.

 

Há nos hospitais os bancos de leite materno para suprir as necessidades das mães que deixam de produzir o leite. É importante esta conscientização da humanidade em propagar o aleitamento materno. Uma imagem linda que manifesta o bebê sendo amamentado no colo da mãe, sem que haja nesse gesto algo a ser escondido.

 

A campanha de agosto de 2021 para com o  aleitamento materno teve como tema “ Proteger a Amamentação; uma responsabilidade de todos”. O objetivo é um ação em prol do aleitamento materno e da garantia da segurança alimentar , da saúde e do bem-estar do recém-nascido e crianças. Os especialistas em pediatria afirmam que devemos proteger, incentivar, promover e possibilitar o aleitamento materno. Seja por meio da amamentação ou da doação deleite humano aos bancos de leite das maternidades.

 

Em Sorocaba, a doação de leite materno deve ser feita no Banco de Leite Humano (BLH), do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

 

Vanderlei Testa jornalista e publicitário escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br/n/opiniao

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Datafolha divulga 1ª pesquisa de opinião após registro de candidaturas

Bolsonaro vai a jogo de sertanejos horas após alta por obstrução intestinal

Avaliação negativa do governo Lula cresce e atinge 34%; positiva é de 35%, aponta Quaest

Maia diz que texto de socorro do Senado prejudica estados do Sul

Ajudante de pedreiro que decepou mãos da ex-mulher é preso e se diz arrependido

Sorocaba registra mais 37 mortes por covid; vítima mais jovem é uma mulher de 25 anos