24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Agente comunitária de saúde confecciona máscaras adaptadas para ajudar deficientes auditivos

Agência Sorocaba
Postado em: 02/07/2020

Compartilhe esta notícia:

Diante do uso obrigatório da máscara facial para evitar a propagação da Covid-19 durante a pandemia, pessoas com deficiência auditiva enfrentam problemas de comunicação por conta do acessório que esconde a leitura labial. Com o objetivo de solucionar esse problema na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória Régia, a agente comunitária de saúde, Raquel Paulino, confeccionou máscaras personalizadas transparentes para permitir que esses pacientes pudessem compreender os funcionários que os atendem e não sabem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

De acordo com Raquel, a ideia surgiu após um encontro intersetorial entre servidores das secretarias da Saúde e Cidadania, com o objetivo de elencar as principais demandas dos territórios em relação à pandemia do novo coronavírus. “Montamos o projeto, mas não sabíamos como elaborar. Criei alguns modelos que não deram certo, até que a coordenadora da unidade deu a ideia de fazer em 3D. Dessa forma, foi possível confeccionar as primeiras máscaras no mês de maio”, explica a agente comunitária de saúde.

Raquel conta que a ideia dessa atitude foi motivada por um amigo. Segundo ele, a esposa surda passou por um constrangimento em um supermercado, quando perdeu sua vez numa fila por não ter compreendido que estava sendo chamada pela atendente, justamente, por não conseguir visualizar as expressões e movimentos labiais.

Atualmente, a UBS Vitória Régia possui cerca de 15 pacientes com algum tipo de deficiência auditiva. Além de agente comunitária de saúde, Raquel também é formada em pedagogia e atua como professora de LIBRAS numa igreja da cidade.

Troca de máscaras por alimentos

Após a confecção das máscaras, a equipe da UBS Vitória Régia teve uma ideia solidária no território. Realizaram inúmeras ações na frente de um supermercado oferecendo a troca de uma máscara de pano por 1kg de alimento. Dessa forma, a equipe conseguiu montar cestas básicas para serem entregues às famílias mais carentes da localidade.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doria diz querer vacinação imediatamente após aprovação da Coronavac no próximo domingo

Candidatos a Diretor de Escola participam de concurso da Prefeitura hoje

Dia Internacional marca início de campanha de combate à violência contra a mulher

Associação de bares e restaurantes diz que entrará na Justiça contra restrições do governo de SP

Trump afirma não estar preocupado que Bolsonaro seja monitorado por coronavírus

"Drone mata mosquito não salva a cidade", diz Iara sobre combate à dengue