24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Aeroporto Catarina será inaugurado nesta segunda-feira, com presença do governador João Dória

JHSF Incorporações
Postado em: 14/12/2019

Compartilhe esta notícia:

O Governador João Doria participa nesta segunda-feira (16), em São Roque, da inauguração do São Paulo Catarina Aeroporto (SPCA), o primeiro aeroporto privado dedicado à aviação executiva no Brasil. O empreendimento da JHSF Incorporações tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens por ano e poderá receber jatos executivos intercontinentais e voos internacionais non-stop para cidades como Nova York, Londres e Paris.

Envolto em polêmicas desde sua instalação, a administração do aeroporto foi alvo da Operação Acrônimo, conduzida pelo Ministério Público Federal, que levou à condenação a 10 anos e 6 meses de prisão do ex-governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), quando ocupava o Ministério do Desenvolvimento no governo Dilma. Ele e o partido teriam recebido repasses durante a campanha eleitoral de 2014, em troca do direito de operar o aeroporto. 

Outra polêmica envolvendo o empreendimento é a autorização da Anac, que levou 5 anos para ser liberada. O aeroporto foi projetado para atender a demanda da aviação de negócios paulista, tendo sido anunciado como uma das alternativas à Copa do Mundo de 2014. A expectativa era ter sido inaugurado antes do mundial da Fifa, mas uma série de problemas levaram a obra atrasar mais de cinco anos.

O foco exclusivo na aviação executiva permitirá que o aeroporto opere 200 mil pousos e decolagens por ano, incluindo jatos executivos intercontinentais, em uma pista de 2.470 metros.

Além disso, sua torre de controle para serviços de tráfego aéreo terá capacidade para a realização de aproximação de aeronaves por instrumentos de precisão.

O São Paulo Catarina Aeroporto Executivo ainda faz parte do Empreendimento Urbanístico Integrado Catarina, composto também pelo shopping Catarina Fashion Outlet e pelo Catarina Corporate Center, numa área total de 7 milhões de metros quadrados.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inadimplência em cursos de graduação cresce no 1º semestre no país

Ministro de Bolsonaro admite caixa dois da JBS e pagará R$ 189 mil para encerrar investigação

Abastecimento de água será interrompido em sete bairros nesta quinta-feira

Pandemia faz aumentar profissionais em tecnologia e diminuir em mídia

Segurança de mercado reage a assalto e é baleado na Zona Norte

Deputada é apalpada por colega na Alesp e denuncia assédio; deputado pede desculpas