24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Aeroclube de Sorocaba será tema de audiência pública na quarta-feira

Postado em: 22/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Nesta quarta-feira (24), às 14h, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), realizará uma audiência pública para apresentar os projetos para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, os planos para a construção de nova pista de aeromodelismo no Parque Porto das Águas e a construção da sede do Grupo Escoteiros do Ar Albino Bueno de Camargo. O evento será realizado no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira.

O objetivo da audiência pública é apresentar ao público o programa para recuperação do Aeroclube, que foi elaborado pela Prefeitura de Sorocaba, reconhecendo a importância do aeroclube para a história e a economia da cidade. A apresentação será feita pelo engenheiro Telmo Pereira Cardoso, diretor de área da Secretaria de Planejamento de Projetos e ex-presidente do Aeroclube de Sorocaba.

O Aeroporto “Bertran Luiz Leupolz” é um dos maiores polos de serviços aeronáuticos da América Latina. Lá estão instaladas e funcionam importantes empresas de manutenção de jatos executivos, de apoio terrestre à aviação executiva e de táxi aéreo, como Embraer, World Way Aviation (WWA), Dassault Falcon Jet, Conal, entre outras.

Outro projeto a ser apresentado será o de construção da nova pista de Aeromodelismo de Vôo Circular Controlado (VCC) no Parque Porto das Águas. A pista de aeromodelismo Ayrton Senna, no Aeroclube de Sorocaba, foi construída pela Prefeitura de Sorocaba e funcionou por mais de 20 anos como um local de lazer e desporto, contribuindo para a formação de muitos pilotos e vocações tecnológicas da área da aviação. As atividades desta modalidade estão canceladas desde fevereiro de 2018 por conta das obras de alargamento da pista de taxiamento na área particular do aeroporto.

Já a construção da sede do Grupo Escoteiro do Ar “Albino Bueno de Camargo” foi um pedido atendido pelo prefeito José Crespo, que considerou a importância do escotismo na formação cívica dos jovens. O grupo de escoteiros já existe há 20 anos e conta com 81 jovens praticantes de atividades voltadas para o conhecimento técnico de aeronáutica.

Para a audiência pública foram convidados representantes de empresas e entidades que poderão contribuir para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, como o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), ACSO (Associação Comercial de Sorocaba), Aeas (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba), IHGGS (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba), Receita Federal, Polícia Federal e Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec).

O Centro de Referência em Educação está localizado na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

“Muita maldade”, diz ‘pai’ de gata que foi lançada em direção a cão Rottweiler

Vulcão Krakatoa entra em erupção na Indonésia

Entrada de animais em hospitais públicos será votada por vereadores durante sessão desta terça

"Caso haja fura-fila denunciaremos para o Ministério Público", diz Manga sobre vacinação contra covid

Após "almoço de R$ 300" de Piatti, Zelão reduz para R$ 60 gasto de refeição de vereadores

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país