26 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Advogado do caso Ferrer diz que cenas foram tiradas de contexto e que sofre ameaças de morte

Foto: reprodução
Postado em: 06/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Rogério Pagnan, FOLHAPRESS

 

O advogado Cláudio Gastão da Rosa Filho, 50, que defendeu o empresário André Aranha no processo em que foi acusado de estupro pela influenciadora Mariana Ferrer, afirma não se arrepender de seu comportamento da audiência.


Rosa Filho diz que a atuação dele se deu dentro dos limites legais e que as primeiras imagens divulgadas foram retiradas do contexto e, da forma como foram apresentadas, distorceram o que realmente aconteceu nas três horas que duraram os trabalhos.


"Tenho a convicção de ter atuado dentro dos limites éticos, legais e profissionais, considerando-se a exaltação de ânimos que costuma ocorrer em audiências como aquela."


O criminalista disse que após a divulgação de parte da audiência, ele e sua família passaram a ser alvo de ataques de todos os tipos e que por isso está acionando os meios legais.


A entrevista com o advogado foi feita por escrito a pedido de Rosa Filho.


*
PERGUNTA - Você costuma dizer que vai até o inferno com seus clientes, mas não entra nele. Você acha que dessa vez acabou entrando?


CLÁUDIO GASTÃO DA ROSA FILHO -Não e reitero a minha afirmação. Quando decido assumir uma causa, é porque acredito no meu cliente.

 

P - O que seria o inferno?


CF - Entrar no inferno seria exceder os limites legais e profissionais, o que eu não faço.

 

P - Qual era a ideia da defesa ao mostrar aquelas fotos de Mariana Ferrer na audiência?


CF - Assim como é importante a leitura na íntegra da sentença para compreender os seus fundamentos, é indispensável assistir a toda a audiência antes de se emitir opiniões definitivas. Os trechos que estão sendo amplamente divulgados distorcem todo o contexto das afirmações. Sou enfático em afirmar que as audiências foram tensas e os embates entre defesa e Mariana foram constantes e longos. A denunciante, por repetidas vezes, mencionou minha família e outras questões pessoais como tentativa de me intimidar ou desestabilizar. A tese utilizada de confronto não pormenoriza as questões, uma vez que algumas das imagens foram juntadas aos autos por advogadas da própria Mariana.


Importante destacar que as dinâmicas entre a acusação e a defesa, especialmente em casos mais complexos, abrangem aspectos relacionados a hábitos, perfis, relacionamentos e posturas das pessoas envolvidas. Por isso, fiz indagações a Mariana a respeito desses pontos. Isso fazia parte do que estava em discussão nos autos e é decorrência do direito à defesa e da busca da verdade. A minha indagação se referiu ao fato dela ter mudado completamento o perfil de suas postagens após o início da denúncia infundada contra o acusado.


Toda pessoa tem o direito de postar e tirar fotos da forma como quiser e não deve ser julgada por isso, e essa é uma das minhas premissas. O ponto-chave da indagação é a mudança brusca de comportamento da Mariana logo após início do caso para supostamente sustentar o estereótipo criado para a personagem que protagoniza o caso.

 

P - O que a Mariana fez para que agisse daquela forma?


CF - Em todas as indagações, seja do advogado de acusação, da promotoria e do juiz, Mariana furtava-se de responder e apenas dizia que queria respeito e justiça. Afirmava não se lembrar de nada, mas garantia que havia sido estuprada. Seu discurso era incoerente, pois por diversas vezes entrou em contradições.

 

P - Você disse em nota que "Mariana mencionou as minhas filhas menores e aspectos pessoais da minha vida". O que ela disse exatamente que te ofendeu?


CF - Mariana fez referência às minhas filhas, que não vou novamente aqui expor, mas posso reiterar que as afirmações foram para denegrir a imagem das mesmas, que são menores de idade, bem como para desestabilizar a audiência que estava em curso, fugindo mais uma vez de responder o que lhe era perguntado.

 

P - Você acha que extrapolou os limites profissionais, éticos e legais?


CF - Não. As dinâmicas entre acusação e defesa muitas vezes seguem ritos acalorados. Tenho a convicção de ter atuado dentro dos limites éticos, legais e profissionais, considerando-se a exaltação de ânimos que costuma ocorrer em audiências como aquela.

 

P - Se arrepende de algo na condução desse caso?


CF Não! Segui dentro dos limites éticos, legais e profissionais.

 

P - Agiria da mesma forma se a audiência fosse presencial?


CF - Sim.

 

P - Em um dado momento, você disse que não gostaria de ter uma filha como Mariana. Que tipo de filha acha que ela é?


CF - Aqui, mais uma vez, a questão acima é um vazamento seletivo, fora do contexto e que induz a análises equivocadas. Não há como justificar uma afirmação retirada de um momento de questionamentos dentro de uma audiência que buscava a verdade e desmontar uma denúncia fraudulenta e calcada pela mentira.

 

P - Qual seu grau de amizade com o promotor e com o juiz do caso?


CF - Meu relacionamento com juiz e promotor do caso é profissional, como o de todos os advogados, que interagem apenas em atividades no fórum. Não tenho nenhum tipo de relacionamento pessoal com nenhum dos dois.

 

P - Seus amigos afirmam que você não aceitava defender suspeitos de estupro. Por que aceitou defender o empresário André Aranha?


CF - Pela minha convicção, que foi corroborada nos autos e no resultado do processo, sobre a inocência do empresário.

 

P - Você disse que recebeu ameaças e que atacaram suas filhas. Pode contar o que está se passando com você e sua família neste momento?


CF - Recebemos diversas ameaças, inclusive atentando contra as minhas filhas e contra minha família. Contudo, todas as medidas cabíveis já estão sendo tomadas.

 

P - Quais pessoas estão dando apoio a você neste momento?


CF - Todas as pessoas que acreditam no papel da justiça e nos limites éticos, profissionais e morais de um cidadão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anatel cria número exclusivo para telemarketing

Casal que espancou e matou a filha de 5 anos tem pena aumentada; Justiça aceitou recurso do MP

Vereador cobra Prefeitura por falta de banheiros químicos nas feiras-livres

Bolsonaro entra com ação no STF para proibir o próprio STF de abrir inquérito sem aval do MP

Secretariado da Prefeitura tem novos ajustes

Uma tarde de domingo antes da pandemia - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa