19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Suspeito de ser um dos “principais operadores de fraudes bancárias” é preso

Postado em: 23/07/2019

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Civil de Sorocaba, juntamente com a de Brasília (DF), prendeu, nesta segunda-feira (22), um homem considerado como “um dos principais operadores de fraudes bancárias do Brasil”.

A prisão ocorreu durante a operação chamada “Code Market”. O suspeito, F.R.F, tem 46 anos de idade e foi preso na Vila Amato. Participaram da operação policiais do 3º Distrito Policial de Sorocaba, Departamento de Inteligência (DIPOL), de São Paulo e a Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos do Distrito Federal.

Contra o detido, que não teve o nome revelado, havia um mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal de Santa Maria – Distrito Federal. Ainda é desconhecido há quanto tempo ele atuava com fraudes e a quantia em dinheiro movimentada com o crime.

O trabalho de investigação indicou que o acusado é um “dos principais operadores de fraudes bancárias, atuando em todo país”.

Durante a ação, foram apreendidos centenas de cartões de banco, diversas contas de BitCoin (criptomoeda, dinheiro eletrônico) programas de computador para invasão de dispositivo informático através malware denominado “KL DNS” (desenvolvido com o objetivo de infectar modems e/ou roteadores com objetivo de capturar senhas de usuários do Internet Banking). Essas senhas são utilizadas para roubar valores depositados em contas bancárias.

Durante operação apurou-se ainda que um vídeo-tutorial foi produzido e disponibilizado no YouTube, no qual os criminosos comercializavam os produtos, e os interessados poderiam comprar esses programas para a prática de crimes.

A Operação foi realizada simultaneamente em diversos Estados. Em Juiz de Fora (MG), um hacker de 19 anos acusado de desenvolver vírus para fraudes bancárias.

Os crimes atribuídos são estelionato, furto mediante fraude, desenvolvedor de malware para fraudes bancárias e organização criminosa.

O Ipa Online busca detalhes sobre a Operação Code Market e você pode conferir a atualização dela ao longo do dia no portal.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Retomada de programas e revisão de medidas marcam 100 dias de Lula

Lewandowski regulamenta cota de negros nas eleições e permite concentração de verba em poucos candidatos

Confira o funcionamento dos serviços estaduais no feriado da Proclamação da República

Lava Jato faz operação contra Paulinho da Força por suspeita de crime eleitoral

Governo Doria oferece R$ 2.000 para professor comprar computador novo, mas não garante reembolso

Contribuinte tem até esta terça-feira para parcelar dívidas municipais pelo PPDM