28 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Acordo Brasil-Santa Sé, terá evento em Sorocaba e reunirá educadores - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 12/01/2024

Compartilhe esta notícia:

No próximo dia 20 de janeiro, das 9h às 12 horas no auditório do Centro Arquidiocesano de Pastoral- CAP, localizado na Avenida Dr. Eugênio Salerno, 60, acontecerá um evento de relevância no ensino religioso nas escolas públicas e privadas.

 

O tema “Ensino Religioso no Brasil- Novos Desafios e Novas Perspectivas”, é dirigido aos professores de Ensino religioso, Filosofia, História, Sociologia e educadores interessados nessa importante temática que vem sendo debatida no País. O Documento 116 da CNBB- Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – trata com detalhes o tema e será à base deste evento. 

 

A presença de Dom Julio Endi Akamine às 9h 15, durante a programação, acontecerá para ele explicar o tema e motivar o debate desse assunto.

 

A abertura terá a presença dos sacerdotes Julian e Diego, atuantes em ensino religioso na arquidiocese de Sorocaba.

 

A professora Selma Salerno, professora responsável pela Pastoral do Ensino Religioso na Regional Sul I, será a apresentadora do Documento 116 da CNBB, colocado em debates e contribuições dos participantes com sugestões em grupos de estudo a serem realizados na manhã do dia 20 de janeiro.

 

Na Carta convite assinada pelo arcebispo, ele cita: “Levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Acordo Brasil-Santa Sé, o Estudo 116 analisa o Ensino Religioso como componente curricular, reflete sobre as abordagens pedagógicas dos modelos Confessional e Não Confessional, seus objetos de estudos, objetivos e diferentes aplicalidades nas escolas católicas e escolas públicas, sem abrir possibilidade de interpretações que impliquem exclusivismo, proselitismo ou violação de consciência religiosa de qualquer estudante.” (CNBB,2023)

 

Informações podem ser obtidas com a professora Selma Salerno pelo WhatsApp- (15) 9 9718-2955

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário, escreve no jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PF pede inclusão de André do Rap em lista de procurados da Interpol

Governo de SP lança campanha para reforçar a importância do uso de máscara

Bolsonaro fala em "certa histeria" e diz que fará "festinha" de aniversário

Operação Dignidade realiza abordagem a usuários de drogas e todos recusam ajuda

Movimento Sem Terra diz que irá desobstruir vias bloqueadas por caminhoneiros

Patroa branca registra queixa de injúria racial contra doméstica: “cachorra do sul”