16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ação de combate ao HIV e sífilis realiza mais de 500 testes rápidos

Postado em: 01/12/2018

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Saúde (SES) iniciou nesta sexta-feira (30) sua primeira ação da programação da Campanha Dezembro Vermelho. Foram realizados 528 testes rápidos, sendo 264 para HIV e 264 para sífilis na população. Nenhum caso de HIV foi registrado, mas 29 casos deram como positivo para sífilis. A realização aconteceu no Shopping Cidade das 14h às 20h. A realização também teve distribuição de preservativos e informativos impressos e orientações referentes às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Essa primeira ação contou com cerca de 20 profissionais responsáveis pela coleta. Além dos funcionários da SES, também houve a parceria dos alunos curso de Biomedicina da Universidade de Sorocaba (UNISO), do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP) e usuários voluntários do SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado).

De acordo com a organizadora da campanha e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o número de casos positivos à sífilis preocupa. “O número supera 10% dos 264 exames feitos para essa doença, ou seja, tivemos um positivo a cada 12 minutos nessa ação. A população precisa estar atenta, pois podemos estar em transmissão ativa”, alerta. A coordenadora explica que a campanha de testagem é para detectar os positivos que não sabiam, mas os negativos são de extrema importância, pois eles acabam conhecendo o exame e absorvendo mais informação sobre as ISTs. “O principal foco é criar a sensibilização da população geral em relação ao HIV e a sífilis e que cada vez mais pessoas se protejam e busquem o teste rápido periodicamente”, comenta.

Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar casos de HIV e sífilis. Os pacientes positivos desta ação foram imediatamente agendados para iniciar seus tratamentos no CTA/SAME, situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

A aluna do último semestre do curso de Enfermagem da UNIP, Nelifer Kapronczai, elenca a importância dessa realização feita pela Prefeitura de Sorocaba e comenta a satisfação de poder colaborar numa ação de saúde. “A população precisa se conscientizar e procurar prevenção. É uma honra fazer parte desse evento que visa promover saúde à sociedade. ”

Valter Santiago, paciente de primeira viagem, conta que nunca tinha realizado o teste rápido, mas aproveitando uma ida até o shopping, conseguiu realizar o exame. “É importante cuidar de nossa saúde. Fico muito feliz de saber que a prefeitura está se preocupando com a população”, comenta.

A funcionária do Shopping Cidade, Jenifer Vivian, explica que aproveitou a hora de seu almoço para realizar o teste. “Fiquei sabendo da ação e vim me testar, a saúde deve estar em primeiro lugar”, conta.

 

Programação Dezembro Vermelho

No sábado, dia 1 de dezembro, das 14h às 18h, o Parque dos Espanhóis receberá uma campanha educativa para falar com o público jovem sobre o assunto através da Oficina Afro Beats. Já na segunda-feira (3), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) realizará a abertura oficial da Campanha Dezembro Vermelho às 10h e contará com a presença de autoridades.

Entre os dias 3 e 7 de dezembro, as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Álcool Drogas Roda Viva, a rede penitenciária de Sorocaba e os Ônibus Rosa e Azul, estarão realizando testes rápidos para diagnosticar HIV e sífilis.

Outro parceiro a participar da campanha é o SESC Sorocaba. O local também realizará testagem rápida, além de uma roda de conversa combinada com filme sobre o tema das ISTs. As pessoas em situação de rua do Projeto Lar Fraterno Irmã Dulce serão testadas no dia 6 de dezembro.

A Associação Transgênero de Sorocaba, no dia 7 de dezembro, também terá o apoio da SES e receberá uma ação de testagem.

Número de casos de HIV e sífilis em Sorocaba

Até outubro de 2018, Sorocaba registrou 1.800 casos de sífilis e 155 de HIV. Já em 2017, a cidade atingiu 2.459 casos de sífilis e 240 de HIV. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais assiste cerca de 2.300 pacientes que vivem com HIV.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado

Queiroga diz que variante ômicron já é prevalente no Brasil

Projeto que visa coibir roubo de fios será discutido durante sessão na Câmara

Anúncio para governanta em Campinas exige imunização com doses da Pfizer

Mãe de Henry diz que advogado montou farsa para proteger Jairinho

Saiba quem são as vítimas da queda de avião em Boituva