25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Abril já é o mês mais letal desde o início da pandemia no estado de São Paulo

Foto: Fotos Públicas
Postado em: 22/04/2021

Compartilhe esta notícia:

 FOLHAPRESS

Em meio ao relaxamento da fase mais restritiva da quarentena imposta pelo governador João Doria (PSDB), o estado de São Paulo ultrapassa 90 mil mortes por Covid e abril se torna o mês mais letal desde o início da pandemia, nove dias antes de terminar.


Até então, março de 2021 detinha o topo de ranking de letalidade, com 15.159 óbitos em todo o mês. Até esta quarta-feira (21), no entanto, abril já soma número maior: 15.975 mortes. No dia 6 de abril, o estado registrou o recorde de mortes por Covid ao contabilizar 1.389 óbitos em um único dia.


Nas últimas 24 horas, o estado registrou 977 mortes e 17.123 novos casos de coronavírus, totalizando 90.627 vidas perdidas e 2.786.483 infecções pela doença, pouco mais de um ano após a confirmação da primeira morte, em 12 de março de 2020.


Com isso, a média móvel de mortes no estado ficou em 736 mortes diárias por Covid, um valor 3% maior do que o registrado 14 dias atrás, o que indica tendência de estabilidade.


Já a média móvel de casos de Covid-19 foi de 14.350 casos diários nesta quarta, o que representa uma queda de menos de 1% em 14 dias, também com tendência de estabilidade.


Já a ocupação dos leitos de UTI segue bastante elevada: 81,8% nesta quarta-feira. De acordo com especialistas, quando a taxa de ocupação das unidades de terapia intensivas está acima de 80%, o estado segue com risco de colapso no sistema de saúde.


O total de pacientes internados –na rede pública e privada– é de 23.459 pessoas, sendo 11.009 em leitos de UTI e 12.450 em enfermarias.


Apesar dos números recordes em abril, o governo Doria avaliou que os indicadores da Covid-19 tiveram uma melhora significativa, considerando principalmente a ocupação das UTIs e o total de pacientes internados.


Por isso, a gestão estadual começou a flexibilizar as restrições da quarentena no último dia 12, quando acabou a fase emergencial –a mais rígida– e foi retomada a fase vermelha.


A fase vermelha, no entanto, também foi encerrada e o governo anunciou uma nova etapa da quarentena, a chamada fase de transição, em vigor desde domingo (18).


Assim, comércios e atividades religiosas puderam reabrir, e outros serviços, como restaurantes, salões de beleza e academias, votam a funcionar neste sábado (24). Os estabelecimentos terão horário restrito e podem receber até 25% do público máximo.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia das Mães do Shopping Cidade Sorocaba tem opções de compras on-line e drive-thru

Parte do forro da Policlínica de Sorocaba desaba e agendamentos são remanejados

Geólogo assinou estabilidade da barragem de Brumadinho sem ter capacitação

Aulas de reforço em setembro serão laboratório para volta em outubro, diz secretário da Educação de SP

Empresas poderão exigir vacina de funcionários, afirmam advogados

Beleza estética e ritmo contemplativo realçam rotina simples dos personagens de “Roma”