25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A origem do nome Ibiti do Paço - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 28/03/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Recebi um verdadeiro livro documentário escrito pelo João Batista Castanho Sobrinho, amigo de longa data no trabalho e de família, desde 1973. Ao iniciar a sua leitura, conheci muitas histórias de pessoas e de fatos ligados a Sorocaba.

 

Garimpando cada detalhe, começo por um fato curioso. Todos sorocabanos conhecem através dos anos o nome Ibiti do Paço. É um residencial na cidade que abriga centenas de famílias. Com certeza, no entanto, desconhecemos a origem desse nome. Se onde surgiu? Como jornalista e admirador de citações eugosto de garimpar.

 

O nome Ibiti vem do tupi-guarani e significa literalmente “terra empinada”, a palavra monte, como falamos de um lugar de saliências de terra. Também vem dai do Ibiti, nebrina. E outras definições sem muitas novidades, já que os dicionários e o Google podem citar essas definiçõesem um clicar de botão.


O que relato agora, não está em nenhum lugar, a não se
r nos levantamentos escritos do amigo João Batista e engenheiro formado pelo ITA, com quem trabalhei em período de 15 anos na Siderúrgica NS Aparecida.

 

Certo dia o empresário sorocabano Fernando Stecca Filho, que também conheci em Sorocaba, foi visitar o Monsenhor Luiz Castanho de Almeida, tio do João Batista Castanho.

 

Ele era o padre que morava na rua Rui Barbosa no casarão do atual Instituto Histórico. Historiador nato, o padre de batina surrada preta, botinas e de uma humildade e simplicidade usava o pseudônimo de Aluísio de Almeida em seus inúmeros livros publicados com incríveis histórias da sua Guareí e de Sorocaba. Tive a felicidade de prosear com ele no casarão e até receber uma carta pelo correio que me enviou.


Naquele dia o empresário desejando criar um nome ao lançamento de um residencial na cidade ousou perguntar ao padre e historiador, que nome daria ao local. Monsenhor Castanho, no seu jeito calmo e sábio, fechou os olhos um instante, pensou e perguntou: “lá venta muito
ou é só brisa? Ao que o Fernando Stecca, respondeu: “ventinho fraco”. Hummm, disse o padre: IBITI. Com certeza, ele como historiador foi buscar na língua indígena o Ibiti.

 

Grato pela resposta e sem saber do sucesso que o aguardava como negócio, Stecca agregou a palavra Paço, em homenagem a nova sede da Prefeitura Municipal do Alto da Boa Vista. O loteamento Ibiti do Paço seria implantado nessa região de montes, lugar alto, de Sorocaba que também venta e tem nebrina.

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no www.facebook.com/artigosdovanderleitesta e www.blogvanderleitesta.com

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bastidores - Partidos se movimentam e garantem filiação de lideranças ex-PSDB para as eleições

Crespo e Taty Pólis cometeram atos ilícitos e irregulares, conclui CPI do Voluntariado

PF cumpre em SP mandados de busca em inquérito do STF sobre fake news

Prefeitura atua para manter áreas públicas limpas

Fachin diz a Defesa que sugestões de militares serão avaliadas depois de 2022

PRIMEIRA MÃO: conheça o médico que poderá substituir Dr. Vinícius na Saúde de Sorocaba