19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A manivela do semáforo - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Postado em: 28/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Por Vanderlei Testa

 

Agitação na cidade com muitos carros para aproveitar, mesmo na pandemia as ofertas da promoção americana, importada para os brasileiros, sem grandes descontos reais. Vale a ilusão!

 

Nos anos 60 diariamente andei durante quatro anos na Rua Dr. Álvaro Soares e no centro de Sorocaba. Era o meu caminho para o Curso Ferroviário que funcionava na área da Estrada de Ferro Sorocabana. Essa rua tem em sua história um comércio e fatos interessantes na lembrança dos sorocabanos. Um dia pesquisando sobre quem foi o homenageado com o nome da rua descobri fatos também marcantes de sua vida.

 

Assim, o nome Álvaro César da Cunha Soares parece ser inspirador ao desenvolvimento de uma das vias públicas mais conhecidas de Sorocaba. O médico Álvaro Soares foi prefeito nos anos 1911 a 1913 e como profissional da saúde um dos mais destacados no combate a “gripe espanhola” ocorrida na cidade. Essa gripe vitimou centenas de operários da Fábrica Santa Rosália. Se estivesse vivo estaria combatendo o COVID-19.

 

A homenagem da Câmara Municipal ao Dr. Álvaro Soares com o nome da rua central, nos traz à lembrança muitos comércios, repartições públicas e ícones desse tempo dos anos 60. Uma dessas recordações é a figura do Guarda Civil. Com seus uniformes e quepes azuis cuidavam do policiamento e do trânsito. Lá na esquina da Álvaro Soares com a Rua Monsenhor João Soarestinha uma guarita amarela com uma cobertura tipo “chapéu”. Outros pontos da manivela estavam nas principais ruas do centro.

 

Hoje temos o Museu Ferroviário instalado na casa que era do engenheiro Wilson Bandeira de Bello, da família do arquiteto Ricardo Bandeira. Frequentei esse casarão quando trabalhava na EFS.

 

A Rua Dr. Álvaro Soares e o centro de Sorocaba têm muitos capítulos ainda a serem escritos, enquanto a lembrança do semáforo com a sua manivela vai mudando as cores do vermelho, amarelo e verde para a passagem do tempo lindo de nossa vida que neste final de semana vai escolher o novo prefeito ou prefeita da cidade.

 

Vanderlei Testa é jornalista e publicitário; escreve aos sábados no www.jornalipanema.com.br e www.bogvanderleitesta.com e www.facebook.com/artigosdovanderleitesta

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No primeiro dia da fase emergencial, São Paulo bate recorde de internações por Covid-19

Prefeitura de Sorocaba reabre inscrições para concurso público da Guarda Civil Municipal

Polícia investiga morte de jovem em bloco de Carnaval após arrastão na capital

PM prende dupla que participou de roubo a posto de combustíveis em Sorocaba

Papa parabeniza e abençoa Biden pela vitória na eleição americana

Variante do coronavírus semelhante à da África do Sul foi detectada em Sorocaba