20 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A lição da ventania em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

 Foto Vanderlei Testa
Postado em: 09/11/2023

Compartilhe esta notícia:

Se há um motivo a ser ponderado sobre a ventania em Sorocaba e região na última semana, é a solidariedade humana. A catástrofe que abalou a cidade com quedas de árvores, postes, muros, paredes e telhados, deixou também como resultado a partilha de sentimentos de amor ao próximo. Um dos exemplos que presenciei foi à iniciativa dos moradores do condomínio ‘Saint Claire’ para com uma família que mora na Rua Paulo Varchavtchik. Uma árvore gigantesca caiu sobre o telhado da casa e destruiu uma grande parte do imóvel. Felizmente uma criança e um adulto que estavam na casa não sofreram ferimentos.

 

Depois de três dias, de sexta-feira, (3), dia da ventania até domingo, (5), não houve nenhuma providência das autoridades locais para amenizar a situação da família. Uma iniciativa do Clube dos Jipeiros, de Sorocaba, resultou no corte da árvore e ajuda aos moradores. Já, quanto aos voluntários moradores do Saint Claire, eles saíram em busca de obter recursos financeiros para a compra das telhas, forro e serviços a serem executados, através de doação da população.  

 

Outra lição resultante da ventania foi à integração dos moradores do condomínio Granja Olga. Uma árvore desabou da empresa Melida, na mesma Rua Paulo Varchavtchik, a 100 metros da portaria do Olga,  e praticamente a árvore foi suportada pela fiação dos postes que estavam à frente. Com essa situação grave no único trajeto disponível para os moradores de cinco residenciais, a solução de emergência de autorizar a passagem dos carros pela portaria do Residencial Granja Olga foi prontamente proposta e aceita pelos condôminos.

 

Durante a tarde e noite de sábado, (4), dezenas de veículos conduzindo as famílias dos cinco condomínios circularam livremente até a portaria da Avenida São Paulo, com saída livre aos destinos das pessoas.

 

Foi mais um gesto significativo que presenciei. A falta de energia elétrica, no entanto, ocasionou a perda de alimentos armazenados em geladeiras e freezers, conforme os moradores divulgavam em grupos nas suas redes sociais. Esse contraponto da situação que Sorocaba e região viveram, ainda permanece à espera de providências, como os leitores podem constatar nas ruas da cidade.

 

A foto que ilustra este artigo, do dia 8 de novembro, é a veracidade da situação caótica da família atingida com a destruição de sua casa na Rua Paulo Varchavtchik. A conta PIX da senhora que precisa reconstruir é 15 997676506 Fátima Alves Francisco.

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário escreve no jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TSE reabre curso para mesários para o 2º turno das Eleições 2022

Manga fala sobre variante Ômicron: "sinal de alerta"

Cotada para ministra da Saúde, Ludhmila Hajjar vai na contramão de crenças bolsonaristas; leia declarações

Macaco é flagrado perambulando ruas e saltando em árvores na Vila Santana

Prefeitura: Sorocaba ocupa 36ª posição em ranking das melhores cidades para se fazer negócios no país

Piedade está em festa no dia 3 de fevereiro com a instalação da Basílica Menor autorizada pelo Papa Francisco - Vanderlei Testa