30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A lição da ventania em Sorocaba - veja a coluna de Vanderlei Testa

 Foto Vanderlei Testa
Postado em: 09/11/2023

Compartilhe esta notícia:

Se há um motivo a ser ponderado sobre a ventania em Sorocaba e região na última semana, é a solidariedade humana. A catástrofe que abalou a cidade com quedas de árvores, postes, muros, paredes e telhados, deixou também como resultado a partilha de sentimentos de amor ao próximo. Um dos exemplos que presenciei foi à iniciativa dos moradores do condomínio ‘Saint Claire’ para com uma família que mora na Rua Paulo Varchavtchik. Uma árvore gigantesca caiu sobre o telhado da casa e destruiu uma grande parte do imóvel. Felizmente uma criança e um adulto que estavam na casa não sofreram ferimentos.

 

Depois de três dias, de sexta-feira, (3), dia da ventania até domingo, (5), não houve nenhuma providência das autoridades locais para amenizar a situação da família. Uma iniciativa do Clube dos Jipeiros, de Sorocaba, resultou no corte da árvore e ajuda aos moradores. Já, quanto aos voluntários moradores do Saint Claire, eles saíram em busca de obter recursos financeiros para a compra das telhas, forro e serviços a serem executados, através de doação da população.  

 

Outra lição resultante da ventania foi à integração dos moradores do condomínio Granja Olga. Uma árvore desabou da empresa Melida, na mesma Rua Paulo Varchavtchik, a 100 metros da portaria do Olga,  e praticamente a árvore foi suportada pela fiação dos postes que estavam à frente. Com essa situação grave no único trajeto disponível para os moradores de cinco residenciais, a solução de emergência de autorizar a passagem dos carros pela portaria do Residencial Granja Olga foi prontamente proposta e aceita pelos condôminos.

 

Durante a tarde e noite de sábado, (4), dezenas de veículos conduzindo as famílias dos cinco condomínios circularam livremente até a portaria da Avenida São Paulo, com saída livre aos destinos das pessoas.

 

Foi mais um gesto significativo que presenciei. A falta de energia elétrica, no entanto, ocasionou a perda de alimentos armazenados em geladeiras e freezers, conforme os moradores divulgavam em grupos nas suas redes sociais. Esse contraponto da situação que Sorocaba e região viveram, ainda permanece à espera de providências, como os leitores podem constatar nas ruas da cidade.

 

A foto que ilustra este artigo, do dia 8 de novembro, é a veracidade da situação caótica da família atingida com a destruição de sua casa na Rua Paulo Varchavtchik. A conta PIX da senhora que precisa reconstruir é 15 997676506 Fátima Alves Francisco.

 

Vanderlei Testa, Jornalista e Publicitário escreve no jornal Ipanema

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia do Motorista é momento de reflexão sobre a mobilidade urbana

Sorocaba registra 6 novas mortes pela Covid-19

Rainha Elizabeth 2ª morre aos 96 após reinado mais duradouro da Inglaterra

Em reunião com vereadores, gestores de hospitais mostram preocupação em Sorocaba

Bolsonaro define 24 nomes de sua equipe de transição, diz Lorenzoni

Sorocabano de 7 anos viraliza no Youtube com videoclipe para conscientizar sobre a Covid