15 de Junho de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

À beira do lago para meditar no Natal - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 20/12/2023

Compartilhe esta notícia:

Fui sentar à beira de um lago para meditar no Natal. A água mansa cercada por folhagens e uma mata verde que brilhava a luz do sol fazia seus reflexos na pequena correnteza que jorrava ao meu lado. O vento trazia uma brisa e os patinhos deslizam suas asas até mim, pois achavam que haveria pão ou milho para comerem. Essa cena faz parte do cotidiano desse lugar mágico em Sorocaba.

 

É lá que respiro a paz. Foi aí que comecei a pensar nos amigos que foram os pioneiros neste local e hoje proporcionam esta paisagem às famílias de um residencial no Alto da Boa Vista. Foi nessa trajetória de pensamentos que fiz inicialmente uma prece ao amigo Paulo e àqueles que partiram em 2023 para outro reino espiritual. O José Roberto Ferreira,  era devoto de Nossa Senhora e a sua missão como membro das Equipes de Nossa Senhora, em mais de 40 anos de atividades em Sorocaba, o tornava radiante em falar da Mãe de Jesus e do Natal. O Paulo, o Odair Dias de Souza, também eram membros das Equipes e entusiastas do amor ao próximo.

 

Fui relembrando as nossas caminhadas com a bandeira do divino, visitas às casas, escolas e indústrias. Quantos finais de semana o grupo de pessoas com suas camisetas vermelhas estampadas com o tema do ano animavam as celebrações com os convites para a festa de Pentecostes. No caso da Sandra e Paulo para a Catedral e da Conceição e Vagner para a tradicional e festiva missa na enorme tenda montada na escola Flávio Gagliardi, do jardim Saira. O Vagner se envolvia tanto que passava meses organizando com sua esposa os mínimos detalhes desse evento religioso que atraia cerca de três mil fiéis.

 

Nossa convivência desde os anos 70 quando fomos os primeiros moradores de um conjunto residencial no bairro fez com que houvesse uma amizade familiar entre nós. Os filhos crescendo juntos e a percepção da busca da mesma trajetória espiritual unia nossos ideais. Nesta homenagem de suas despedidas terrena, recordo da imagem viva do Vagner abrindo o portão de sua casa, tomando o cafezinho e conversando animadamente com o neto Lucas, hoje um jovem que orgulha a mamãe Mariana. Lembro-me de nossa primeira visita ao terreno onde foi construída a Igreja do Divino Espírito Santo. Este mesmo local que há anos abençoado pela dedicação e cerimônia litúrgica solene da consagração do altar, agora  celebra as missas com o padre Washington Ribeiro.

 

A imagem da alegria do  Paulo, Wagner, Odair, José Roberto, pais amorosos, amigos sinceros e companheiros rotarianos e das ENS, trabalhadores símbolos  e seres humanos exemplares, jamais será apagada da lembrança de quem os conheceu em vida na comunidade. E no lago em que contemplei suas histórias, senti  em oração, todos vivendo o chamado “Vinde benditos do meu Pai”. Eles partiram antes de nós, para um dia nos acolher com suas virtudes celestiais.

 

Celebram o Natal lá no céu, junto a Jesus que se faz presente com a sua mãe Maria, José, o pai justo, e ao Criador.

 

Feliz Natal aos leitores do jornal Ipanema!

 

Vanderlei Testa escreve no jornal Ipanema (artigovanderleitesta@gmail.com)

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pazuello nega ordens de Bolsonaro sobre cloroquina e busca blindar ações do presidente na pandemia​

Sorocaba terá um Centro de Pesquisa Clínica até o final do ano

Transparência Internacional aponta ‘retrocessos’ no combate à corrupção no Brasil

Senado pode sabatinar Kassio Nunes para o STF ainda em outubro; Eduardo Braga deve ser o relator

‘Protege Mulher’ soma 308 acionamentos e 462 cadastros em quase 3 anos

Acusado de planejar explodir bomba em Brasília se entrega à polícia