24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

A arte como estímulo para o estudo de si - confira a coluna de José Simões

Postado em: 22/01/2021

Compartilhe esta notícia:

SOROCABA FORMAÇÃO – coletivo de artistas sorocabanos – Maria Helena Barbosa, Priscila Leite Ivanise de Carlo e Maria Cristina Perez Villas - propõem cinco oficinas “online”, cada uma com duração de três horas, que serão realizadas na plataforma virtual Google Meet, cuja a proposta é o estudo de si e a ampliação da investigação pessoal, por meio do contato com linguagens diversas da arte.

 

Em cada oficina haverá uma linguagem predominante: artes visuais, dança, literatura e teatro. Sendo que a última oficina será uma experimentação simultânea de todas essas linguagens.

 

Oficina 1 “Chama Interna”, com Priscila Leite. 23/01, das 15h às 18h. Dança. Assunto: A criação em dança a partir da imagem da chama, do fogo, do elemento da natureza que também está em nós, a chama interna, a motivação a partir do fogo Metodologia: Práticas de processos de criação para improvisação em dança, para gerar movimento, novas conexões e proporcionar o contato consigo mesmo. Materiais necessários: roupas confortáveis, vela e algo para abanar (abanador, leque, pedaço de papelão, qualquer objeto que faça vento).

 

Oficina 2 “Campo energético”, com Maria Helena Barbosa. 30/01, das 15h às 18h. Teatro. Assunto: Experimentação de técnicas corporais adaptadas para a pesquisa de movimento na criação em teatro. Metodologia: Exercícios corporais extraídos de conhecimentos das técnicas do Thai Chi Chuan para circulação do campo energético e do Butoh-ma, técnica desenvolvida pelo bailarino Tadashi Endo para autoconhecimento e resgate de potencialidades. Materiais necessários: roupas confortáveis.

 

Oficina 3 “Círculo espontâneo”, com Ivanise de Carlo . 06/02, das 15h às 18h. Artes Visuais. Assunto: Conteúdos internos que estimulados corporalmente se desenham num círculo espontaneamente, como mandalas. Metodologia: Técnicas de respiração e movimento corporal para a sensibilização e presença e utilização de material de pintura para a confecção das mandalas. Materiais necessários: -Três folhas tamanho A3 de sulfite, material para pintura (lápis de cor, giz pastel a óleo, giz de cera, guache, canetinha, outros), um lápis grafite, um prato de jantar, tesoura e roupas confortáveis.

 

Oficina 4 "Experiências de si - lembrar, ler, escrever”, com Cris Vilas. 13/02, das 15h às 18h. Literatura. Assunto: as experiências de escrita sobre si favoreçam e ampliam a criação poética trazendo à tona a vocalidade pessoal. Metodologia: Técnicas de escrita e leitura a partir de textos literários e obras de artes visuais. Materiais necessários: Batom, lápis de olho ou delineador, demaquilante ou álcool gel, caneta/ lápis e papel para escrever, um vidro vazio (de qualquer tamanho, limpo) com tampa.

 

Oficina 5 “Experimentações, com Priscila Leite, Maria Helena Barbosa, Ivanise de Carlos, Cris Vilas. 20/02, das 15h às 18h. Artes Visuais, Dança, Literatura, Teatro. Assunto: Experimentações simultâneas das linguagens artísticas vivenciadas nas oficinas. Materiais necessários: livros, objetos circulares, 1 copo, 1 lenço.

 

A proposta do curso de formação “A arte como estímulo para o estudo de si mesmo” foi uma contrapartida da Lei Aldir Blanc.

 

Serviço

Curso formação “A arte como estímulo para o estudo de si mesmo”

Início das oficinas: 23/01/2021

As inscrições no link: https://forms.gle/9MHYsTzqmfm34H7n8

Para maiores de 18 anos.

Importante: não há necessidade da participação obrigatória dos participantes em todos os encontros.

 

Após a inscrição, os participantes receberão o link das oficinas por e-mail.

 

https://www.instagram.com/p/CJ9ETppHq90DJtNrsDzME9vlQ98tUJXV5lFGxI0/?igshid=1ewbmdfcazd1w


José Simões é professor e crítico teatral

 

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimos dias para inscrição no Capacita 2020 e mais de 1.000 vagas cadastradas para o Feirão do Emprego de Sorocaba

Dia Mundial Sem Carro terá atividades no Parque das Águas nesta quarta-feira

Festa Junina Beneficente de Votorantim divulga atrações de 2019

Prefeitura inicia revitalização de praça e campo de futebol no bairro Cidade Jardim

486 mil sorocabanos vão às urnas neste domingo para escolher prefeitos e vereadores

Condenado por estupro é identificado e preso após ser flagrado dirigindo bêbado