30 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Lula exonera Galípolo e nomeia Durigan para secretaria-executiva do Ministério da Fazenda

Foto: Divulgação
Postado em: 20/06/2023

Compartilhe esta notícia:

O presidente Lula (PT) exonerou nesta terça-feira (20) o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, e nomeou Dario Durigan para o cargo.

 

As informações são da FolhaPress.


Galípolo deixa o cargo porque foi indicado para assumir a Diretoria de Política Monetária do Banco Central. Ele ainda passará por sabatina na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado no próximo dia 27 de junho antes de tomar posse no novo posto.


Para o lugar dele, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, escolheu Durigan, que é formado em direito, foi assessor especial na Prefeitura de São Paulo e trabalhou para o WhatsApp durante as negociações do projeto de lei das Fake News no Congresso.


Ele é descrito por pessoas que o conhecem como alguém inteligente e habilidoso. Por outro lado, ainda há dúvida sobre como será sua atuação no dia a dia de um ministério tão grande como a Fazenda, que conduz as principais pautas do governo.


Galípolo, por sua vez, precisará se equilibrar entre a autonomia legal do Banco Central e a missão creditada a ele de abrir caminho para o corte da Selic -um apelo do presidente ecoado por membros do governo e por quadros do PT desde o início da gestão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PIB de SP cresce 5 vezes mais que o do Brasil em 3 anos, aponta Seade

Brasil tem maior média de novas mortes por Covid-19 em 6 meses

Entenda a reforma tributária promulgada nesta quarta-feira

Maio Amarelo: associação alerta para riscos do celular ao volante

Criança é socorrida com ferimentos leves após colisão entre carro e moto

Sem recursos, Justiça decide encerrar processo de Adélio