23 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

617 árvores nativas estão sendo plantadas na Avenida Itavuvu

Agência Sorocaba
Postado em: 04/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Como parte da compensação ambiental pela construção das estruturas do BRT na avenida Itavuvu firmada entre o Concessionária BRT e a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), teve início o plantio das 617 árvores nativas de pequeno, médio e grande porte ao longo da via, tanto nas calçadas quanto no canteiro central. Além dessas, na sequência, a concessionária vai plantar mais de 2.500 exemplares em áreas públicas próximas à avenida, como parques e praças, totalizando mais de 3 mil árvores.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a concessionária está utlizando nos plantios mudas arbóreas com mais de 3 metros de altura, com diâmetro à altura do peito (DAP) de 5 cm no canteiro central e de 3 cm nas calçadas, garantindo a efetividade do plantio. Entre as espécies utilizadas para o enriquecimento arbóreo da avenida Itavuvu estão a aroeira-salsa, aroeira-pimenteira, quaresmeira, ipê-amarelo, ipê-roxo, ipê-rosa, canafístula, pau-ferro, sibipiruna e falso-barbatimão, árvores que irão fornecer floradas com colorações e épocas distintas.

A presença da arborização urbana tem comprovada eficiência para a estabilidade microclimática, redução da insolação direta e redução da velocidade dos ventos, além da melhoria das condições para a biodiversidade, redução de ruído, entre outros, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida da população.

Projeto BRT Sorocaba

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais.  Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes. Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

Sobre Concessionária BRT Sorocaba

 

De origem 100% brasileira, o BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. O BRT Sorocaba é responsável pela implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba na realização das obras de implantação e futuramente na operação do sistema de corredores de ônibus.

 

Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e empregará mais de 500 colaboradores diretos e indiretos nas fases de obras, divididos nas áreas administrativa, execução, social e obras. 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

PM prende 2 pessoas, fecha 9 estabelecimentos e recolhe 74 veículos neste fim de semana

Polícia prende criminoso que aplicava golpe do "bilhete premiado" em Sorocaba

Lula quer retomar parcerias com países africanos

Idoso de 67 anos é agredido com coronhadas por criminosos na Zona Norte

Globo de Ouro consagra “The Americans” e “The Kominsky Method” nas categorias de TV

Acidente entre dois veículos deixa trânsito lento na avenida Itavuvu