24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

4 em cada 5 pais em SP e RJ dizem que aproveitamento escolar dos filhos piorou na pandemia

Arquivo
Postado em: 27/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Isabela Palhares, da Folhapress

Para 81% dos pais de São Paulo e 83% do Rio de Janeiro, o rendimento escolar dos filhos piorou neste ano com a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa Datafolha. A maioria também defende a volta das aulas presenciais no próximo ano letivo.

A pesquisa foi feita nos dias 24 e 25 de novembro com 1512 eleitores da capital paulista e 1.148, da capital fluminense. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro para este seguimento da pesquisa, pais com filhos em idade escolar, é de 5 pontos percentuais em São Paulo e de 6 pontos percentuais no Rio (7 no caso de pais de estudantes da rede pública, neste último caso).

Na capital paulista, 30% dos eleitores dizem ter filhos em idades escolar; na fluminense, são 24% - em ambos os casos, a parcela que tem filhos matriculados na rede pública é majoritária (24% em São Paulo, ou 4 em 5 dos pais de estudantes, e 20% no Rio, ou 5 em 7). A margem de erro da pesquisa como um todo é de 3 pontos percentuais.

Em São Paulo, 57% dos pais defendem que as escolas "voltem a ter aulas presenciais como era antes da pandemia" e 28% querem alternância entre atividades presenciais e pela internet. Apenas 14% disseram querer apenas atividades remotas.

No Rio de Janeiro, 54% querem a volta presencial, 30% defende a alternância de modalidades e 14%, apenas com aulas pela internet.

Nas duas cidades, as pessoas com menor renda familiar são as que mais desejam a volta das aulas presenciais. Em São Paulo, 62% dos que têm renda de até 2 salários mínimo defenderam essa opção para o próximo ano. Nas famílias com renda superior a 10 salários mínimos, esse formato é defendido por apenas 35% dos entrevistados.

Para a maioria dos pais, o desempenho escolar dos filhos piorou neste ano com a suspensão das aulas presenciais pela falta de estrutura das escolas para o ensino pela internet (34% no Rio e 24% em São Paulo), pela dificuldade de acompanhar os filhos nas atividades (19% no Rio e 27% em São Paulo) e falta de acesso à internet (19% nas duas cidades).

Entre as famílias com renda de até 2 salários mínimos, a dificuldade de acesso à internet foi o principal motivo apontado em São Paulo, por 30% dos entrevistados. Já entre os que têm renda superior a 10 salários mínimos, nenhum apontou esse motivo, sendo 28% indicou a falta de preparo dos professores e 28% a falta de interesse dos filhos como razão da piora no desempenho.

No Rio, as pessoas que estão desempregadas são as que mais defendem a volta das aulas presenciais - 71%. Em São Paulo, a opção é mais defendida por aposentados (73%) e assalariados sem registro (71%). Nas duas cidades, os funcionários públicos são o grupo que mais defendem a continuidade das atividades remotas no próximo ano - 45% no Rio e 25% na capital paulista.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bolsonaro é o coveiro da nação, diz sindicato de categoria

Prefeita assina convênio de R$ 216 mil com o Momunes para criação das Repúblicas Jovens

Pazuello deixa ministério investigado pela PF e durante pior momento da pandemia

Liminar negada: Crespo sofre nova derrota na Justiça em mais uma tentativa de retomar mandato

Doria diz querer vacinação imediatamente após aprovação da Coronavac no próximo domingo

Com 113 mil mortes, Bolsonaro promove evento ´Brasil vencendo a Covid-19´