Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

3º turno na Toyota vai gerar 450 empregos diretos e 3 mil indiretos

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba
Postado em: 02/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Um novo horário de jornada para implantação do terceiro turno, com a contratação de 450 novos funcionários, foi aprovado pelos trabalhadores da Toyota, planta Sorocaba, em assembleia realizada nesta quinta-feira (2).

 

A medida vai gerar outros 3 mil empregos indiretos nas fábricas que fornecem para montadora japonesa.

 

A volta do terceiro turno na empresa foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que desde 2019 busca investimento da Toyota na cidade como forma de manter e gerar novos postos de trabalho.

 

As contratações estão previstas para começarem ainda em setembro e serão feitas exclusivamente pelo site da Toyota. A operação do terceiro turno deve começar em dezembro deste ano.

 

O presidente do SMetal, Leandro Soares, participou da assembleia e lembrou do trabalho da entidade. “Em 2019, a crise econômica na Argentina afetou em cheio a produção da Toyota, fechando o terceiro turno. Nós, do Sindicato, não medimos esforços para reverter essa situação, trabalhando junto a montadora para ampliar a capacidade de fabricação de novos veículos na planta local”.

 

À época, Leandro e o secretário-geral do Sindicato, Silvio Ferreira, reuniram-se com o CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, e o presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang, e oficializaram o pedido para a implantação da plataforma global TNGA na planta de Sorocaba.

 

“Dois meses depois de muita negociação”, conta Silvio, “estivemos no Japão para o anúncio do investimento de R$ 1 bilhão aqui na cidade, trazendo a plataforma TNGA e a fabricação de um novo carro, o Corolla Cross”.

 

O Corolla Cross começou a ser produzido em Sorocaba no início deste ano e já é um sucesso de vendas. Com mais de 5 mil unidades comercializadas até julho, o automóvel já é o segundo SUV mais vendido da sua categoria, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Luciano Hang responde Felipe Neto: lojas abertas estão "dentro da lei"

Ministério da Saúde deve desistir de cobrar prescrição médica para vacinar crianças

Pessoas infectadas e vacinadas adquirem "superimunidade", diz estudo

PDT agenda convenção para dia 12 e deve escolher Renan Santos como candidato à Prefeitura

Sorocaba inicia Campanha de Multivacinação nesta sexta-feira

Candidaturas em SP avaliam peso de Moro e buscam apoio de ex-juiz