19 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

3º turno na Toyota vai gerar 450 empregos diretos e 3 mil indiretos

Foto: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba
Postado em: 02/09/2021

Compartilhe esta notícia:

Um novo horário de jornada para implantação do terceiro turno, com a contratação de 450 novos funcionários, foi aprovado pelos trabalhadores da Toyota, planta Sorocaba, em assembleia realizada nesta quinta-feira (2).

 

A medida vai gerar outros 3 mil empregos indiretos nas fábricas que fornecem para montadora japonesa.

 

A volta do terceiro turno na empresa foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), que desde 2019 busca investimento da Toyota na cidade como forma de manter e gerar novos postos de trabalho.

 

As contratações estão previstas para começarem ainda em setembro e serão feitas exclusivamente pelo site da Toyota. A operação do terceiro turno deve começar em dezembro deste ano.

 

O presidente do SMetal, Leandro Soares, participou da assembleia e lembrou do trabalho da entidade. “Em 2019, a crise econômica na Argentina afetou em cheio a produção da Toyota, fechando o terceiro turno. Nós, do Sindicato, não medimos esforços para reverter essa situação, trabalhando junto a montadora para ampliar a capacidade de fabricação de novos veículos na planta local”.

 

À época, Leandro e o secretário-geral do Sindicato, Silvio Ferreira, reuniram-se com o CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, e o presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang, e oficializaram o pedido para a implantação da plataforma global TNGA na planta de Sorocaba.

 

“Dois meses depois de muita negociação”, conta Silvio, “estivemos no Japão para o anúncio do investimento de R$ 1 bilhão aqui na cidade, trazendo a plataforma TNGA e a fabricação de um novo carro, o Corolla Cross”.

 

O Corolla Cross começou a ser produzido em Sorocaba no início deste ano e já é um sucesso de vendas. Com mais de 5 mil unidades comercializadas até julho, o automóvel já é o segundo SUV mais vendido da sua categoria, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mês das Mulheres terá programação especial em Sorocaba a partir deste domingo

Avião cai na região da serra da Cantareira, em SP

Prazo para entrega do Imposto de Renda 2023 termina dia 31

Obras do BRT deixarão trânsito mais carregado na Itavuvu a partir de sábado

“UPH da Zona Leste não vai fechar”, garante chefe de gabinete de Crespo

Prefeita diz ser contra horário de quatro horas para comércio: "não tem uma lógica"