25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

3º Fórum de Educação para as Relações Étnicas e Raciais de Sorocaba será virtual

Arquivo
Postado em: 26/11/2020

Compartilhe esta notícia:

A terceira edição do Fórum de Educação para as Relações Étnicas e Raciais será realizada de maneira virtual este ano. O evento acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, das 9h às 17h, e será transmitido ao vivo no YouTube. O tema deste ano será a ‘Educação das Relações Étnicas e Raciais no Contexto da Pandemia’.

No dia primeiro de dezembro, das 9h30 às 9h45, haverá uma mesa de abertura com representantes da Secretaria da Educação (Sedu), Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO), Coordenadoria da Igualdade Racial, da Secretaria da Cidadania (Secid), Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba e Comissão de Trabalho Mista.

Em seguida, das 9h45 às 10h15, haverá uma devolutiva do Fórum de Educação para as Relações Étnico-Raciais; das 10h15 às 11h o evento terá uma apresentação cultural com poesia em homenagem ao Hino à Negritude com o Prof. Dr. José Francisco Ferreira Oliveira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Concluindo o período da manhã, das 11h às 13h, haverá uma mesa com o tema: “Indicadores de Qualidade na Educação: relações raciais na escola” composta pela prof. dra. Denise Carreira Soares, que também é coordenadora institucional da Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação. A mediação será realizada pela prof. dra. Rosana Batista Monteiro, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Das 15h às 17h, a discussão será pautada no tema “Coletivos Negros de Sorocaba e a Educação para as Relações Étnicas e Raciais” e contará com a participação do Baobá – Grupo de Estudos Negros de Sorocaba, representado por Daniel Alves de Azevedo (UNESP/Assis/SP) e Wellington Renan T. de Ataíde, historiador da UNESP/SP; da coordenadora Maria Luiza Alves, do Centro Cultural Quilombinho de Sorocaba e do Coletivo Negro Raízes, representado pela Dahra Araújo Almudi, graduanda da UFSCar. A mesa será mediada pelo supervisor de Ensino da Sedu, Luiz Fábio dos Santos.

No dia 2 de dezembro, as atividades ocorrerão em sala do Google Meet. Para tanto, serão disponibilizadas 20 vagas por mesa, em cada roda, que serão preenchidas por ordem de inscrição por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeeVYLYLkOFnE9vzRAfdHDw6w8pYJparTynEfODwdwrnspK-w/viewform

O inscrito receberá no seu e-mail o link para acessar a sala. As rodas serão espaços de compartilhamento e discussão de experiências relacionadas com a abordagem de História e cultura afro-brasileira, africana e indígena e de ações de combate ao racismo, promotoras da reeducação das relações étnico-raciais.

Das 14h às 17h, as quatro rodas, com os 20 inscritos cada, discutirão o seguinte tema: ‘As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais: relatos de experiência’. Na roda de Conversa 1 será abordada sobre a ‘Educação Infantil’ com mediação de Lourdes Almudi e Vanessa Garcia. Na roda de Conversa 2 será discutido o Ensino Fundamental Anos Iniciais, com mediação de Daniela A. L. S. Francisco e Manoel Francisco. Na roda de Conversa 3, o tema será o Ensino Fundamental Anos Finais, com mediação de Joana D´Arc de Almeida e Marilda Correa. Por fim, na roda de Conversa 4, serão tratadas as ‘Licenciaturas e Formação Docente’ com mediação de Lourdes Carril, Rosana B. Monteiro e Íris Adriane Santoro Cardoso. Neste dia, não haverá transmissão dado que as rodas acontecerão simultaneamente. O material será gravado e disponibilizado posteriormente.

No dia 3 de dezembro, das 9h às 12h, haverá uma mesa redonda sobre ‘Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade’ com a Prof. Dra. Mary Garcia Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com mediação de Odirlei Botelho da Silva, membro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO).

Das 14h às 16h, haverá uma mesa redonda intitulada ‘A população negra no contexto da pandemia: Reflexões Psicossociais e educacionais’ com o psicólogo e mestre em Educação, Comunidade e Movimentos Sociais da UFSCar, Marco Pereira e com a integrante do ETNS/UFSCar e do Coletivo Corpos Insubmissos/Portugal, Mariana Martha de Cerqueira Silva, com mediação de Renata Rocha Ferraz, professora de Arte da rede Estadual de Sorocaba. Das 16h às 17h o evento terá a mesa de avaliação e encerramento.

Para acompanhar o evento on-line nos dias 1 e 3 de dezembro não é necessário realizar inscrição prévia. O 3º Fórum de Educação para as Relações Étnicas e Raciais será transmitido por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UCMaS-qlFuibjPAcLqo10u7A/featured?view_as=subscriber

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dupla é presa com drogas escondidas em carro furtado; Veja ação de cão policial

Região de Sorocaba registra redução histórica de crimes durante quarentena

Gestão compartilhada inicia nas Unidades Pré-Hospitalares Oeste e Norte nesta 3ª

Sorocaba mantém estado de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti

“Te Peguei!” é a prova de que nem toda história real pode se transformar em filme

Votorantim salta em ranking de qualidade em transparência contábil e fiscal