25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

18 de Fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo - veja a coluna de Vanderlei Testa

Foto: Maria Auxiliadora e a fita vermelha da campanha
Postado em: 03/02/2022

Compartilhe esta notícia:

Mundialmente, cerca de 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofrem com transtornos relacionados ao alto consumo de álcool. Além de prejudicial à saúde, o abuso pode trazer danos à família e amigos e provocar perdas econômicas e sociais. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode trazer graves prejuízos à saúde, desde doenças mentais, câncer, problemas no fígado e no coração, até os provocados por acidentes graves ou violência física, contra si ou outras pessoas. Dados da OMS alertam para a não existência de uma quantidade segura de álcool a ser consumida, pois se trata de uma substância tóxica ao organismo humano. Conscientizar a população sobre os riscos do alcoolismo é uma questão de saúde pública. Foi assim que o dia 18 de fevereiro foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

 

No Brasil a cada mês é promovida uma campanha de orientação e conscientização social. Em fevereiro o apelo é a cor vermelha. E o tema é: “O alcoolismo é uma doença séria e tem tratamento”, informou Maria Auxiliadora Dias de Oliveira, uma amiga que trabalha no ramo da indústria farmacêutica e é incentivadora da campanha. Penso que é difícil aceitar ajuda quando a pessoa não se reconhece alcoólatra. Em cada lar que passa por esse trauma com pais, mães e filhos, as histórias de vida machucam aqueles que estão fora desse convívio. Tenho amigos alcoólatras. Entendo que beber socialmente bebidas como cerveja e vinho, é um hábito comum no Brasil. O número de barzinhos em Sorocaba para encontros de amigos e paqueras de finais de semana aumentam significativamente a cada ano. Nestes dois anos de pandemia, desde fevereiro de 2020, passamos por crises de fechamento de bares e restaurantes. Houve então um maior consumo de compras de bebidas em supermercados e o uso das bebidas em casa certamente aumentou.

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou que os governos limitassem a venda de bebidas durante a pandemia. . Em artigo publicado no site da entidade OMS, o álcool, o tabaco e outras drogas são chamados de estratégias inúteis para o enfrentamento do isolamento.

 

Pai desempregado dentro de casa em pouco tempo desabafa no copo de vidro com a bebida que engana a depressão e leva ao estado de euforia. Uma alegria momentânea se transforma em irritação, agressividade e ofensas. Nunca houve tanta agressão às mulheres como agora, diz uma amiga policial. O feminicídio é um alerta das notícias revoltantes mais citadas nos telejornais. E a bebida vem junto de cada caso no seu histórico de violência doméstica.

 

O dependente químico precisa de ajuda da família. Como diz a campanha, os familiares e amigos que buscam entender o alcoolismo como uma questão de saúde mental que necessita de cuidados especiais, tem maior probabilidade de prestar o acolhimento emocional adequado ao dependente. Estas pessoas se tornam fundamentais no processo de tratamento do alcoolista.

 

Eu tive parentes jovens que morreram devido ao alcoolismo. O meu tio era alcoólatra. Minha tia e filhos passaram por momentos tristes em função dessa doença. Um dos filhos com a revolta de viver em casa com a agressividade do pai acabou por assumir o uso de bebidas. Morreram sem darem chances de receberem ajuda. Convivi também com famílias que tiveram a graça divina de serem acolhidos em centros de recuperação como o IAA- Irmandade dos Alcoólicos Anônimos. A Fazenda da Esperança foi constituída para receber pessoas dependentes. Ouvi vários testemunhos de jovens que superaram o vício e a doença pela partilha comum dos participantes. Eles contam as suas histórias e como chegaram a dependência química. E unidos na fé e orientação profissional dos médicos acabam deixando para trás a dependência.

 

Familiares e amigos também podem ajudar neste momento, sobretudo buscando orientações para quem esteja com problemas com o álcool. No site do A.A. há informações sobre como participar das reuniões on-line.

 

Dicas importantes para os leitores. Quando o consumo de álcool deixa de ser “social” e se torna uma doença. Vale a pensa refletir nesses tópicos, diz Maria Auxiliadora que divulga o folheto da campanha com essas orientações.

 

Forte desejo ou senso de compulsão para consumir a substância alcoólica; Dificuldades em controlar o comportamento ao consumir a substância; Estado de abstinência fisiológica, quando o da bebida alcóolica cessou ou foi reduzido; Evidência de tolerância, de tal forma que doses crescentes da substância são requeridas para alcançar efeitos originalmente produzidos por doses mais baixas; Em muitos casos, o dependente químico não procura ajuda médica sozinha. Na maioria das vezes, esse passo é dado por alguém próximo a ele, um amigo ou familiar. E, quando isso acontece, normalmente é porque o vício se tornou um obstáculo na vida desse paciente e ele já não consegue seguir com a sua rotina normalmente.

 

O vício em qualquer substância química incide sobre aqueles que convivem diretamente com o dependente. Os familiares mais próximos se tornam codependentes, ou seja, os problemas acabam por incidir também sobre aqueles que convivem diretamente com o dependente, causando sofrimento em todas as pessoas do círculo pessoal do alcoolista. Os amigos e familiares que buscam entender o alcoolismo como uma questão de saúde mental que necessita de cuidados especiais, têm maior probabilidade de prestar o acolhimento emocional adequado ao dependente. Essas pessoas se tornam fundamentais no processo de tratamento do alcoolista.  Abandono progressivo de prazeres e interesses, em favor do uso do álcool, aumento da quantidade de tempo necessária para obter ou ingerir a substância, assim como para se recuperar de seus efeitos; Persistência no uso do álcool, mesmo sabendo das consequências graves e nocivas.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, o uso nocivo do álcool é responsável por 3 milhões de mortes por ano.

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário escreve no www.jornalipanema.com.br e mídias sociais

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Moro perde status e sofre derrotas, mas segue popular em 1º ano com Bolsonaro

Confira como foi o debate de Jaqueline e Manga, candidatos à Prefeitura de Sorocaba, na Jovem Pan

Polícia Federal deflagra operação em Sorocaba para combater fraudes ao auxílio emergencial

Sorocaba inicia procedimento cirúrgico inédito no SUS para atender pacientes renais

Rodoviária de Sorocaba registra queda de 94% no número de passageiros no feriado de Tiradentes

Ministra diz que governo tomou medidas para controlar preço do arroz