24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

1º dia presencial no Megamutirão Emprega Sorocaba encaminha mais de mil pessoas para entrevistas de emprego

Foto: Renata Giron / Secom Divulgação
Postado em: 27/10/2021

Compartilhe esta notícia:

Em um evento histórico, 1.084 pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego no Megamutirão Emprega Sorocaba, no primeiro dia presencial da ação, ocorrido nesta terça-feira (26). Realizada no Parque Tecnológico (PTS), a iniciativa seguirá com as atividades nesta quarta e quinta-feiras, dias 27 e 28. Cerca de 1,6 mil pessoas foram atendidas no primeiro dia do evento presencial; 400 foram contempladas com vale-cursos e 200 participaram de capacitações.

 

A ação é promovida pelo TEM+, plataforma de negócios e soluções de comunicação para empresas, junto à Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo (Sedettur) e da Secretaria de Governo (Segov). A iniciativa tem o patrocínio das empresas BRT Sorocaba, CSA e City Sorocaba e conta com a promoção da TV TEM.

 

O Emprega Sorocaba recebe também o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba, Construtora Planeta, Associação Comercial de Sorocaba, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social da Construção Civil (Seconci) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP).

 

A programação já teve início de forma on-line na noite de segunda-feira (25), com a palestra “Como construir uma carreira profissional de sucesso”, ministrada por Daniela Franco, especialista em Treinamento e Desenvolvimento, e Bruno Santana, gestor de Recursos Humanos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalho), da Sedettur.

 

Nesta terça, às 9h, os portões se abriram para a entrada dos participantes, que passaram por um circuito com diversas oportunidades de emprego disponíveis. O evento seguiu todos os protocolos sanitários de saúde e segurança preventivos à pandemia.

 

O Megamutirão teve opções de empregos disponíveis no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalho) e nas agências participantes, sendo: Valle RH; RH Unoprime; Paula Souza RH; GRH; Expert Consultoria em RH; Qualitas; Lidera RH; Panna; Conecte RH; Quality Humanas; Agiliza; Pedroso; Líder RH; LGRH; BURH; Super Estágios; além do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola); PróJovem e Super Estágios.

 

Rose Hernandes foi uma das primeiras a chegar. Bem-humorada, ela percorreu o trajeto em busca de uma nova oportunidade e encontrou. “Notaram que eu sou muito comunicativa e, com isso, ofereceram uma chance para vaga de telemarketing. Agora, vou para a entrevista com muita confiança. Estou muito feliz”, comemorou. Assim que ela recebeu documento de encaminhamento, ganhou também uma folha simbólica para colar na chamada “Árvore das Oportunidades”, uma ilustração que representou cada pessoa que saia dali com entrevista de emprego agendada e chances reais para um novo trabalho.

 

Outra pessoa que teve oportunidade de preencher a árvore foi José Adelmo da Silva. Ele tem experiência de 35 anos como cozinheiro e foi encaminhado para uma oportunidade de trabalho na cozinha de um restaurante que fica no Jardim Leocádia. “Estou muito feliz e aliviado. Procuro emprego há seis meses. Parecia que está chance estava lá, me esperando”, celebrou o confiante pernambucano, que veio tentar a chance em Sorocaba há 37 anos.

 

Abertura oficial

 

Um pouco mais tarde, às 11h, no saguão do PTS, foi realizada a abertura oficial do evento, com a presença do prefeito Rodrigo Manga, demais autoridades e representantes dos realizadores, patrocinadores e apoiadores.

 

“Hoje é um dia histórico. Sorocaba tem apresentado um ótimo crescimento e isso será demonstrado nestes três dias, com este megamutirão. Serão ofertadas 3 mil oportunidades de emprego e isso vai refletir de maneira muito positiva em Sorocaba”, afirmou o chefe do Executivo.

 

A gerente comercial do TEM+, Mirian Nadalini, salientou sobre a importância da ação. “Este evento é um marco, pois representa a retomada da economia, demostrando um momento importantíssimo que a nossa cidade vive”, destacou.

 

“É um privilégio para a BRT Sorocaba participar de uma ação tão importante, como esta. Esse trabalho em parceria trará grandes benefícios à população”, pontuou o representante da empresa, Gustavo Barata.

 

Para o diretor executivo da Construtora Planeta, Sandro Souza, a iniciativa representa um grande passo dado em prol do crescimento econômico do município. “Com novos empregos, juntos, melhoraremos ainda mais a economia na cidade”.

 

“O maior projeto social que existe é uma oportunidade de emprego. Com isso, nós estamos ofertando, juntos, dignidade a todos os participantes desta ação”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

 

Também participaram da abertura oficial a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Fernanda Burattini (Comunicação), Cel. Vitor Gusmão (Segurança Urbana), Darwin José Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Cleber Martins Fernandes da Costa (Recursos Humanos), além do presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara, do diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim, e do chefe de Gabinete do Executivo, André Moron. Participaram igualmente o gestor de contratos da CSA, Francisco Mazzoti; o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze; a coordenadora de Comunicação e Eventos do CIESP Sorocaba, Rosana Rodrigues; o gerente regional do Sebrae-SP em Sorocaba, Alexandre Martins; o diretor do Senai Sorocaba, Jocilei Oliveira; o supervisor de Relações com o Mercado do Sesi, Flory Nunes; o diretor regional do SindusCon-SP, Elias Stefan, e a gerente regional do Seconci-SP, Ester Matos Gonçalves. Representando a Câmara Municipal, esteve presente o vereador Luis Santos.

 

Capacitações

 

Além dos encaminhamentos para entrevistas, foram ofertadas capacitações, que abrangeram temas, como: preparação de currículos e dicas de comportamento em entrevista; empreendedorismo e formalização. Mais de 200 pessoas aproveitaram os cursos. É o caso de Gilberto Francisco. Nascido no Rio de Janeiro, ele foi à procura de emprego na área de vendas e não perdeu a oportunidade. “Eu gostei. Teve ótimas dicas”, disse.

 

Já, José Raimundo dos Santos, natural de Jacarézinho, no Paraná e morador de Sorocaba desde 1986, contou que aprendeu muito sobre como preencher seu currículo. “Notei que estava cometendo alguns pecados”, brincou. “Como trabalhei por alguns anos de maneira informal e até fora do Brasil, esses espaços não estavam preenchidos no currículo. Na capacitação, fui orientado a mencionar inclusive esses serviços”, completou.

 

Vale-cursos

 

A ação contou com a participação da Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios), que ofertou 45 vale-cursos, assim como a empresa DD Máquinas, que ofereceu outros 380 vales para cursos de solda, manuseio de discos abrasivos, uso de paquímetros, entre outros. Todos gratuitos.

 

Emprega Sorocaba (On-line)

 

Durante os quatro dias do Emprega Sorocaba, das 19h às 20h30, os participantes poderão assistir a palestras de capacitação e orientação, com dicas para elaboração de um currículo ideal, ferramentas e estratégias para a busca de emprego, empreendedorismo, entre outros aspectos profissionais.

 

Para assistir às palestras, basta acessar o link: tvtem.com/empregasorocaba nos dias e horários das transmissões. Não há necessidade de inscrição e será possível solicitar certificado de participação dessas palestras.

 

Nesta terça-feira (26), das 19h às 20h30, teve palesta on-line com o supervisor de Relações com o Mercado do Sesi, Flory Nunes, falando sobre o papel profissional e o sentido do trabalho. Amanhã (27), 19h às 20h30, será a vez do especialista em Programação Neurolinguística e Eneagrama, Diogo Martins Garcia, abordar sobre “A grande virada na vida profissional”; no dia 28, das 19h às 20h30, a analista de Negócios do Sebrae, Beth Proença Bonilha, ministrará uma palestra sobre “Empreendedorismo como opção de carreira e formalização”.

 

Emprega Sorocaba (Presencial)

 

O evento presencial segue no Parque Tecnológico de Sorocaba até o dia 28 de outubro, das 9h às 16h. Ao todo, serão ofertadas 3 mil vagas de emprego. As vagas para atendimento presencial já estão esgotadas e as pessoas inscritas poderão usufruir do transporte público gratuito oferecido para o Emprega Sorocaba. Para tanto, basta apresentar o comprovante de agendamento no evento, diretamente no celular ou impresso, em qualquer ônibus da rede municipal, independentemente da linha.

 

Para quem não conseguiu garantir em tempo uma das mais de 5.000 vagas no atendimento presidencial, é possível ligar para o PAT: (15) 3229-2880, para obter mais informações sobre novas oportunidades.

 


Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rússia oferece corredores humanitários de cinco cidades da Ucrânia

Pessoas com 45 anos ou mais tomam 1ª dose de vacina contra covid nesta quarta

Ipem-SP verifica medidores de pressão arterial usados em hospitais

MP autoriza abertura automática de contas para saque do FGTS

Motociata com Bolsonaro em SP teve 6.661 registros de veículos, aponta sistema de pedágio

A foliã, professora Maria Gambarcotta, casou com o folião José Martinez - veja a coluna de Vanderlei Testa