A Prefeitura de Votorantim, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realizou ações de nebulização na região do Parque Jataí, no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
As ações de combate aos criadouros acontecem periodicamente e contam com a participação dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses. A nebulização só é realizada quando há casos suspeitos.
Até o momento o município registra 177 casos confirmados de dengue. São 1.137 notificações. Dos casos confirmados 7 são importados.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, além das visitas às casas os agentes realizam monitoramentos constantes aos Pontos Estratégicos (PE) da cidade, que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos Imóveis Especiais (IE), espaços esses que oferecem maior risco a população por uma incidência grande de possíveis criadouros.
A Secretaria da Saúde orienta o munícipe que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.