O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é considerado um dos principais do Brasil e está entre os destaques da América Latina. Ele tem 55 anos de história. Foi fundado em 20 de outubro de 1968. Na minha juventude e como morador do bairro Além Ponte, era rotina aos finais de semana ir passear no embrião do que seria o zoológico atual. Naquela época havia poucas espécies de animais. Serpentes e um lago com uma ilha com árvores e macacos. Antes, porém, os moradores das redondezas frequentavam as piscinas que se transformaram em serpentários. A família Prestes de Barros sempre teve importante presença nestas cinco décadas do Parque Zoológico. A área pertencia à família.
O prefeito Emerenciano Prestes de Barros foi quem oficializou com o nome de seu avô Quinzinho. Hoje temos no bairro, a Vila Hortência, em homenagem a matriarca dos Barros e a Vila Quinzinho de Barros, com milhares de residências nos altos da Avenida Nogueira Padilha. Convivi com vários membros da família Prestes, vizinhos da casa onde nasci e morei. Conheci pessoalmente o Emerenciano Prestes de Barros e seus filhos. A família da dona Ida e Francisco Prestes de Barros, irmão do Emerenciano, teve significativa participação na minha infância e nunca me esquecerei dos gestos de solidariedade para com os meus pais. Enfermo, com seis anos de idade, eu precisava me alimentar com frutas. A dona Ida trazia as frutas de sua casa para mim. A saudosa avó Ida dos meus amigos Cristiano e Adriano, permanece viva na mesma solidariedade humana praticada por seus filhos, netos e descendentes.
O Parque funciona de terça a sexta-feira e aos sábados e domingos, atraindo milhares de visitantes de Sorocaba e região. Caravanas de cidades distantes e até de outros estados comparecem mensalmente ao Zoológico. Devido às exigências da pandemia, as regras dos protocolos sanitários são observadas.
Durante a semana, das 10h às 17h e nos finais de semana das 9h às 17h. Os chamados recintos especiais dos animais, como: serpentário, chimpanzés, mandril, ursos, ariranhas e lontras, têm o seu fechamento ao público às 16h30.
O fotógrafo Cícero Souza fez nesta semana e publicou no grupo Amigos do Além Ponte, uma série de imagens magníficas dos animais do zoológico de Sorocaba. Em sua homenagem, como profissional e amigo, registro a chamada deste artigo.
Há vários tipos de isenção de pagamento para acessar o Parque Zoológico, como crianças até cinco anos, alunos e professores da rede municipal de ensino municipal, pessoas com deficiência, idosos com idade superior a 60 anos. O Parque Zoológico está localizado na rua Teodoro Kaizel, 883 na Vila Hortência.
Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com)
Jornalista e Publicitário