22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Zambelli quer exame toxicológico obrigatório para candidatos a cargos eletivos

Pedro Ladeira / Folhapress
Postado em: 12/11/2020

Compartilhe esta notícia:

Mônica Bergamo, da Folhapress

Depois de apresentar um projeto de lei que obriga deputados e senadores a fazerem exames toxicológicos periódicos, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) agora quer incluir o teste no rol de requerimentos para o registro de candidaturas a cargos eletivos. A detecção do uso de drogas ilícitas, segundo sua proposta, implicaria em indeferimento.

"Representantes de uma nação que se organiza sob o princípio do Estado democrático de Direito devem ser, ou ao menos procurar ser, uma reserva de exemplos para o país, à semelhança de um farol que guia a rota dos navegadores nas noites escuras e tempestuosas", afirma a parlamentar em sua justificativa.

No mês passado, ao propor o toxicológico para todos os parlamentares, Zambelli o fez em resposta ao deputado Aécio Neves (PSDB-MG), autor de proposta que prevê tratar a vacina da Covid-19 como o voto obrigatório, criando penalidades como as que são aplicadas em casos de não comparecimento às urnas.

Atualmente, o eleitor que não regulariza sua situação com a Justiça eleitoral está impedido de fazer alguns tipos de empréstimos, tirar passaporte, ser nomeado para cargo público, receber salário de função ou emprego público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, como as universidades públicas.

Na ocasião, Zambelli fez coro à base bolsonarista, que repudiou a proposta do tucano. "É um absurdo interferir na liberdade individual", afirmou a deputada. "E também que haja sobre a população recorrentes dúvidas quanto à sobriedade dos parlamentares. A classe política deve ser exemplo e, infelizmente, não o é há muito tempo."

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aumenta o perigo de degradação da floresta amazônica

Psicóloga Osmeire Tobias fala do Programa PSI Coaching, que combina Psicologia e Coaching

Tristeza no Jornalismo: Boechat que fazia a notícia, agora é a notícia

Romu prende traficante com mochila cheia de drogas no Paineiras

Bolsonaro diz que fará chamado nacional para dia de jejum religioso contra coronavírus

GCM prende procurado pela Justiça após invasão em escola municipal de Sorocaba