A Vigilância Sanitária de Votorantim, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, alerta para um golpe no qual comerciantes têm recebido ligações de pessoas se passando por agentes do órgão. O número do telefone da vítima é usado para o envio de um link via Whatsapp com o objetivo de clonar o aplicativo de mensagem.
Os golpistas utilizam a tática de enganar os comerciantes. O contato via telefone geralmente começa com uma suposta denúncia de falta de álcool em gel no estabelecimento ou do não uso de máscara por parte dos funcionários.
Na sequência, o golpista envia um link via Whatsapp com o suposto conteúdo da denúncia. O endereço eletrônico, na verdade, é uma isca para a pessoa clicar e permitir a clonagem do aplicativo de mensagens.
O setor de Vigilância Sanitária de Votorantim informa não fazer contato telefônico em busca de informações. O trabalho é feito pessoalmente, com a devida identificação dos funcionários da Secretaria de Saúde.
O órgão ressalta que não envia, solicita e nem disponibiliza informações por meio de link via aplicativo de mensagens. Além disso, orientações podem ser consultadas no site da Prefeitura, por meio do endereço
www.votorantim.sp.gov.br.