O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), fará, nesta manhã de sexta-feira (26), uma reunião com representantes de diversos setores para planejar uma possível antecipação de feriados em Sorocaba com foco em conter o contágio da covid na cidade.
A expectativa é que o resultado dessa reunião seja divulgado ainda hoje.
Assista o vídeo abaixo
Participarão dessa reunião representantes do comércio, Ministério Público, hospitais, indústrias e médicos ligados ao comitê de combate à covid.
Caso aprovada, a antecipação ocorreria já semana que vem. O prefeito não citou quais feriados seriam.
Questionado se o feriadão não provocaria aglomeração nas praias paulistas, já que os sorocabanos podem optar por viajar e aglomerar em outros locais, Manga disse que o litoral também fez sua lição: "fez barreiras sanitárias, fechou praias". Além disso, ele fala que o intuito é não haver circulação de pessoas: ""A nossa orientação é para que a população não saia".
"No feriado, você consegue dar um respiro para as empresas e não prejudicá-las financeiramente", defendeu o prefeito.
A ideia surgiu após Manga conversar com prefeitos que decretaram lockdown, como o de Araraquara. Depois de ouvir do chefe do Executivo daquela cidade que "os efeitos positivos do lockdown não são imediatos", Manga então recorreu à possibilidade de antecipar feriados.
Porém, para decretar essa ação, ele pretende ouvir técnicos e representantes dos setores.
Questionado sobre um possível lockdown, ele voltou a refutar a possibilidade. "Sou totalmente contrário".
Entretanto, instantes depois, ele se mostrou mais maleável ao assunto. "Caso os técnicos mostrem preferência pelo lockdown, preciso que eles mostrem isso para mim. Eles Precisam apresentar dados técnicos. Respeitarei os dados desses profissionais. Até porque, não adianta eu ouvi-los e decidir por mim mesmo".
Ainda assim, já no fim de sua participação, ele reforçou sua preferência pelos feriados antecipados.
Assista