22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadores votam na segunda-feira antecipação de feriados

Postado em: 27/03/2021

Compartilhe esta notícia:

Três projetos de lei de autoria do Executivo serão votados em sessões extraordinárias virtuais, a serem realizadas na próxima segunda-feira, 29, a partir das 10h, sob o comando do presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Sorocaba (PL).

 

Abre a pauta o Projeto de Lei n° 118/2021, que estabelece novas alíquotas previdenciárias a serem observadas pela Administração Direta e Indireta, Autárquica e Fundacional. “A alíquota de contribuição previdenciária dos servidores ativos, aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social - RPPS do Município passa a ser de 14% (quatorze por cento) sobre a base de contribuição, mantidas as demais regras, incidindo após 90 (noventa) dias da publicação desta Lei”, determina a proposta.

 

O Executivo explica que a medida é obrigatória para atender regras impostas pela reforma da Previdência no Congresso Nacional, publicada em 13 de novembro de 2019, através da qual foram realizadas alterações no sistema de Previdência Social e o estabelecimento de regras de transição e disposições transitórias. Entre outras, está a determinação que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão estabelecer alíquota inferior da contribuição dos servidores da União, exceto se demonstrado que o respectivo regime próprio de previdência social não possui déficit atuarial a ser equacionado.

 

Antecipação de feriados – Em seguida, será votado o Projeto de Lei n° 119/2021, que autoriza o Poder Executivo a antecipar feriados municipais do ano de 2021 e 2022, em razão do estado de calamidade pública causado pelo coronavírus, como medida de enfrentamento à atual emergência de saúde pública que atingiu Sorocaba. A definição e a regulamentação da autorização serão feitas por decreto.

 

Conforme justificativa do projeto, o objetivo da antecipação de feriados é minimizar o risco de contágio da população. Para isso, o Executivo visa garantir a si autonomia para adotar medidas mais restritivas de combate ao vírus. “Cabe destacar que tais medidas são necessárias, tendo em vista que os números de casos e mortes só aumentaram nos últimos dias em nosso Município”, enfatiza.

 

Encerra a pauta o Projeto de Lei n° 120/2021, que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - CACS-FUNDEB.

 

O Executivo esclarece que, de acordo com a Emenda Constitucional n° 108, promulgada em 26 de agosto de 2020, todas as esferas de governo devem instituir Conselho para acompanhamento e controle social do FUNDEB. 

 

De acordo com o novo regramento federal, o CACS-FUNDEB deve ser constituído, dentre outros membros, por dois representantes de pais do alunado. Contudo, na alínea "e", inciso 1, artigo 6, do projeto de lei em pauta foi acrescentado o termo "responsáveis". Além disso, foram excluídas as representações de escola do campo e quilombola.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Procurado pela Justiça por transmitir HIV para mulheres é preso nesta segunda-feira (18) em Itu

Prefeitura diz a sindicato que representa as merendeiras que processos trabalhistas são prioridade

Sorocaba divulga programação especial do Novembro Azul nas UBSs

Unimed Sorocaba sorteia carro entre os cooperados

Lula desembarca no Brasil após extensa agenda em Cuba e Nova York

Vacina de Oxford para Covid-19 é segura e induz resposta imune, dizem cientistas