22 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereadora denuncia: "pacientes sem covid-19 não conseguem atendimento na Saúde"; prefeitura nega

Foto: Câmara de Sorocaba
Postado em: 29/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A vereadora Iara Bernardi (PT) denunciou nesta manhã de sexta-feira (29), durante entrevista no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, que a prefeitura deixou de atender a casos e pacientes que não sejam relacionados ao coronavírus. 

"As pessoas que não apresentam sintomas de Covid-19 não têm mais porta de entrada na rede de saúde", reclamou ela. "A UBS está praticamente parada para todo tipo de atendimento que não seja covid".

Iara afirmou ainda que a Policlínica está fechada, pois funcionários foram remanejados para o hospital de campanha e pacientes de câncer estariam sem atendimento no município. "Câncer não pode esperar. Nâo pode". 

"Isso acontece há mais de dois meses", exclama a vereadora. "Por que uma pessoa não pode fazer um exame hoje? Uma mamografia, radiografia?", interrogou ao vivo durante a entrevista.

Questionada pelo Ipa Online, a Prefeitura de Sorocaba respondeu que a Secretaria de Saúde segue uma normativa no qual estão descritos os atendimentos que foram pausados e continuam durante a crise de coronavírus. 

Seguem os atendimentos que continuam e estão pausados em Sorocaba, de acordo com a Secretaria de Saúde:

Policlínica

- No Centro de Especialidades – Policlínica, as agendas eletivas estão suspensas para consultas/procedimentos ambulatoriais que não gerem impacto assistencial imediato ou em curto prazo, como: estudo urodinâmico, consultas de cirurgia pediátrica, consultas com oftalmologistas, consultas com otorrinolaringologistas, consultas com ortopedistas, consultas com hebiatra,
consultas com geneticista, exame de espirometria, acupuntura e fisioterapia, exceto os casos novos urgentes. Os demais Programas e especialidades terão os atendimentos mantidos regularmente, podendo a qualquer momento a unidade estabelecer medidas que diminuam aglomeração, como espaçamento entre agendamentos.

Consultas, exames e pacientes com câncer

- Consultas e exames diagnósticos deverão ser realizados de acordo com o critério de gravidade do paciente. As agendas eletivas estão suspensas, sobretudo para pacientes de risco (idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades e imunodeprimidos), devendo ser mantidas consultas que possam ter impacto assistencial imediato ou em curto prazo, como: diagnósticos de câncer, consultas necessárias à continuidade de terapêutica farmacológica, consultas de pré-natal e consulta do Programa de Atenção a Criança até 1 anos, conforme classificação de risco do pediatra.

Atendimento odontológico

- Houve também suspensão das agendas de consultas odontológicas eletivas nas unidades de saúde (UBS, SAME, SAD e unidade móveis) e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, visto que os atendimentos odontológicos implicam em contato direto, muito próximo e demorado entre profissional e paciente; exceto atendimentos de urgência e emergência, com a finalidade de eliminar focos infecciosos.

Receitas médicas

- As receitas médicas que vencerem neste período [de crise de coronavírus] serão atendidas normalmente pelas farmácias municipais, inclusive a entrega de insumos enquanto vigente referido decreto emergencial. Pacientes programáticos, em atendimento regular nas unidades de saúde, poderão receber insumos pelas farmácias municipais liberados por profissionais de nível superior da unidade;

 

Ônibus Rosa e Azul

- Outros serviços assistenciais como Ônibus Azul e Ônibus Rosa estão suspensas por tempo indeterminado, visando evitar aglomerações; 


Exames laboratoriais

- A coleta de exames laboratoriais de rotina, será mantida exclusivamente para pacientes gestantes, em tratamento de oncologia e casos considerados como urgente por triagem da unidade de saúde;

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Golpistas fingem ser suporte de lojas no Instagram para clonar Whatsapp

Após aumento no preço, governo zera imposto para importação de arroz

Polícia prende suspeitos de cometer fraudes em loja online em mansão na região de Sorocaba 

Shopping promove caça aos doces Halloween Tropical

Baixa percepção de risco afasta população das vacinas, aponta Unicef

Brasil vai para eleições municipais em dívida com as mulheres