21 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vereador Aith questiona Funserv sobre atendimento a autistas

Divulgação.
Postado em: 19/11/2024

Compartilhe esta notícia:

Durante reunião no gabinete do parlamentar, a diretoria da fundação apresentou gráficos de déficit financeiro, mas garantiu que o tratamento de TEA não será interrompido.
 

Na manhã desta segunda-feira (18), o vereador Aith (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, recebeu em seu gabinete diretores da FUNSERV (Fundação da Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba) para uma reunião a respeito do atraso no repasse às clínicas que atendem pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
 

O vereador é autor da Lei nº 13.078/2024, que determina que os estabelecimentos de saúde privados ambulatoriais e hospitalares que oferecem tratamento a crianças e adolescentes de Sorocaba, quando não em caráter complementar ao Sistema Único de Saúde, ficam obrigados a prestar atendimento terapêutico individualizado aos pacientes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, e explicou que foi procurado por pais de pacientes, preocupados com a possibilidade de suspensão do atendimento.
 

Aith conversou com o presidente da instituição, Fábio Salun Silva, o vice-presidente, Edgar Aparecido Ferreira da Silva e com o Gestor de Saúde, Fabrício Cesar Mena. Os servidores afirmaram que a Funserv passa por dificuldades financeiras, desde a época da pandemia, e apresentaram gráficos com demonstrações das despesas e receitas; disseram ainda que existe um projeto para sanar falhas na arrecadação do sistema de saúde, informações que já foram apresentadas na Prefeitura, na Câmara e autarquias Municipais.
 

Ainda de acordo com os diretores, além dessa medida, que deverá passar ainda por votação do Legislativo, a fundação tem uma reunião agendada com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). "Nos próximos dias, estaremos com o prefeito para pedir um aporte financeiro que poderá aliviar nossa situação até que os ajustes no plano sejam efetivados. Houve atraso no repasse para alguns credenciados, mas já efetuamos o pagamento de uma das parcelas e enviamos cronograma com data para a próxima transferência. Nenhum paciente de autismo ficará sem atendimento", garantiu o presidente da Funserv.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trabalhadores dos Correios começam greve contra mudanças no acordo coletivo

Votorantim registra dois casos confirmados do novo coronavírus

Taty Polis pega CPI ‘no susto’ ao pedir para adiar depoimento; Iara reclama de atitude

Sorocaba registra 353 novos casos da Covid-19 e 4 mortes

OLHA SÓ O QUE PODE ACONTECER NA CAMPANHA PARA PRESIDENTE…

LSB contrata reforço para disputa dos Jogos Abertos