Diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizaram, nesta semana, ações educativas sobre prevenção e hábitos saudáveis para suas respectivas comunidades locais.
Na terça-feira, 26 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, foram feitas várias atividades relacionadas ao tema. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 10.439/2002 e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença.
A UBS Carandá, por exemplo, vem realizando, em parceria com estudantes de enfermagem da UNIP (Universidade Paulista), uma série de orientações de combate à hipertensão, ao longo da semana. Na UBS Cajuru, a parceria de abordagem preventiva foi com os alunos da PUC (Pontifícia Universidade Católica).
Ações, como aferições de pressão, orientações e distribuição de informativos foram realizadas nas UBS Sabiá e São Bento. Equipes da UNIP e da Faculdade Anhanguera, em parceria com a UBS Maria Eugênia, realizaram ações educativas e aferições de pressão no Centro Esportivo do bairro.
Já, na UBS Escola, as atividades contaram com a participação do Centro Educacional Núcleo Profissionalizante (Cenep) e, nas UBSs Aparecidinha e Jardim Rodrigo, foram realizadas palestras sobre prevenção e combate à hipertensão para a população.
Na UBS Paineiras, a equipe difundiu informações sobre a importância dos exames de autocuidado e rotina ocupacional, a fim de conscientizar a comunidade local. A equipe da UBS Nova Esperança abordou, nesta quarta-feira (27), em parceria com estudantes da UNIP, o cuidado com a alimentação, por meio de uma dinâmica com um semáforo lúdico, que indicava a cor verde, para os alimentos considerados saudáveis; amarelo, para uma alimentação com moderação; e vermelho, demonstrando o limite do que deve ser consumido desse grupo alimentar.
“Esse trabalho de informações preventivas realizado pelas UBSs, em diversos pontos da cidade, é fundamental, pois dá visibilidade aos importantes temas propostos e alcançam as respectivas comunidades, com grande eficiência”, salienta o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.