22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Ubirajara Batista Ferreira conquistou Sorocaba  - veja a coluna de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 06/04/2023

Compartilhe esta notícia:

Já escrevi artigos da vida do advogado e jornalista Ubirajara Baptista Ferreira. Em todas as vezes que o jornal publicava, o “Bira”, como eu o chamava, fazia questão de comentar os textos das histórias que eu narrava. Foi nos anos de 1980 que tivemos o nosso primeiro contato. Como diretor da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), ele dizia naquela época, da qualidade dos jornalistas do jornal Cruzeiro do Sul e Diário de Sorocaba. Anos depois, com a chegada do jornal Ipanema, impresso pelo Grupo Pagliato,  as mesmas referências de elogios recaíam aos profissionais do Sistema Ipanema de Comunicação. 

 

Foi também nesse período em que assumi a presidência da ASI que recebi o apoio irrestrito do jornalista Ubirajara Ferreira. Ele gostava de escrever sobre eventos sociais. Acredito que seja porque ele sempre esteve ligado às diretorias do Ipanema Clube e Sorocaba Clube. A sua interação com esses clubes o conduzia a cargos de diretoria. Um comunicador nato, Ubirajara se destacava nos seus discursos. Era inteligente e com uma sabedoria adquirida nas escolas que frequentou. Um mestre de simpatia em agregar amigos em torno de si. Como advogado, a sua atuação no Hospital Modelo assessorando a presidência, nas decisões jurídicas, eram embasadas na ética e na legislação médica. 

 

A notícia do seu falecimento veiculada na quarta-feira, 5 de abril, foi rapidamente comentada por seus inúmeros amigos e familiares. Os elogios na conduta da sua vida em 92 anos de existência tocaram muitos corações de sentimentos de saudade. Sandra Vergili, ex-presidente da ASI comentou: ”Um homem superinteligente,  bem informado,  culto”. Um dos fundadores do Panathlon Clube de Sorocaba, Ubirajara assumiu a presidência da entidade que é até hoje a maior representação esportiva de Sorocaba. Na Faculdade de Direito (FADI), foi um dos líderes estudantil e, depois de formado, um ilustre mestre e amigo dos alunos.

 

Sua atuação em Sorocaba, em associações, como a ACM e Guarda Mirim, são repletas de reconhecimentos do público. Essa tendência de liderança na sua origem familiar vem desde criança. Um irmão que sabia dividir os brinquedos e compartilhar os momentos de festas. A sua sobrinha Áurea Virginia Mendes Ferreira comentou: “Hoje o tio Ubirajara e os seus irmãos estão juntos novamente na Glória do Céu.  Nossa família fica triste e pobre, sem os conhecimentos desse grande homem, que era uma sumidade. Ubirajara Batista Ferreira, nosso tio Bira. Dê um beijo enorme em todos e continue sendo esse “chato”, como gostava de ser autodenominar, que amávamos tanto, olhe e interceda por nós aí de cima.

 

“Combateu o bom combate. Guardou a fé”, como disse São Paulo.

 

Ubirajara Ferreira Baptista era casado com Maria Cecília Graziosi Ferreira. Tinha três filhas. Vera, Maria Lígia e Ieda.

 

Foi sepultado dia 6 de abril no cemitério da Saudade. 

 

Vá em paz, Bira.

 

 

Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lava Jato do Rio prende 2 suspeitos de serem operadores de Dario Messer

Prefeitura de Sorocaba protocola PL para ampliar atendimento do transporte escolar gratuito

Prefeitura de Sorocaba abre edital para restauro da Estação Ferroviária

GCM prende homem de 52 anos por descumprimento de medida protetiva

Total de pacientes recuperados da Covid-19 sobe para 16.865

VÍDEO - Carreta e micro-ônibus colidem e quatro são socorridos na Raposo Tavares