Constança Rezende e Renan Marra, Folhapress
O sistema da Justiça Eleitoral para a divulgação em tempo real dos resultados das eleições está com atraso na atualização das informações na noite deste domingo (15).
De acordo com o TSE, não foi registrado nenhum problema na apuração e na totalização dos votos, que dependem da transmissão dos dados de cada TRE (Tribunal Regional Eleitoral) nos estados ao TSE, em Brasília.
Segundo o tribunal, há demora no envio em tempo real dos dados do sistema para divulgação. O problema, segundo o TSE, está sendo resolvido por técnicos.
"Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã", afirmou o TSE em nota.
A assessoria do TSE afirma que a origem no atraso da divulgação dos resultados ainda não foi identificada.
Neste domingo, eleitores relataram ao longo do dia problemas para acessar o e-título, aplicativo que substitui o título de eleitor na hora da votação. Também houve relatos de problemas na hora de justificar o voto pelo aplicativo.
O presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, atribuiu a instabilidade no aplicativo e-título aos eleitores "que deixaram para baixar em cima da hora".