22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Tributo ao Fernando Soranz  - veja a homenagem de Vanderlei Testa

Arte: VT
Postado em: 04/03/2023

Compartilhe esta notícia:

 

O anoitecer da sexta-feira, 3 de março, deixou o sentimento de saudade no coração de todos amigos e familiares do Fernando Soranz. A notícia da sua ressurreição de vida para estar com o Pai celestial sensibilizou o pulsar do coração da diretoria do Sincomércio, Sindicato de Comércio Varejista de Sorocaba. Tenho a certeza de um grupo irmanado em amizade de décadas que se vê privada de um convívio difícil de ser expresso em palavras. Conforme os telefonemas iam sendo feitos a cada amigo, a mesma emoção tomava conta de todos. Fernando Soranz tinha uma personalidade forte e defendia acima de tudo o respeito ao ser humano. Ele foi criado por seus pais em meio à beleza da transformação da farinha em pães nosso de cada dia. A padaria Barão no centro da cidade abrigava no mesmo casarão a família Soranz que fez história no comércio varejista de Sorocaba. Quantas vezes eu conversei com o Fernando sobre essa época repleta de histórias da sua meninice sapeca. Com os tios e primos cresceu e foi em busca de seus sonhos. Foi estudar em São Paulo, onde por anos trabalhou em grandes empresas. Conheceu a namorada Maria do Carmo e como apaixonados celebraram o sacramento do matrimônio. Um casal que gerou duas filhas e um filho. Uma família exemplar que continua a perpetuar o nome e a dignidade dos Soranz. 


Em Sorocaba, Fernando Soranz abriu o seu comércio na área eletrônica na rua Padre Luiz. A Shock se tornou além de loja um ponto de encontro da comunidade, dizia Fernando em nossas conversas. Desde o saudoso Padre Mauro Vallini até o prefeito da cidade passava por lá para prosear. A sua liderança o levou a assumir a presidência do Sincomércio, entidade patronal que saiu de uma pequena sala para um prédio próprio na rua Cesário Mota. 


Graças ao empenho do Fernando hoje Sorocaba tem o Sesc e o Senac. Tem a Junta Comercial, Jucesp e muitos outros empreendimentos sociais. 


Nas reuniões da diretoria e nos encontros realizados com os nossos familiares e funcionários do Sincomércio, sempre havia a acolhida de Maria do Carmo e Fernando com um aconchego de verdadeiros amigos. Juntos, sorrimos, nos abraçamos, choramos, sonhamos e defendemos com o Fernando a determinação ao respeito ao ser humano. 


Neste dia 4 de março, com o tempo nublado, chuvoso, com trovões e um ar de tristeza pela perda, existe a fé e confiança de uma passagem de vida eterna concretizada na promessa do Criador. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito”, diz o evangelho de João. 


No entardecer das 16 horas, no jardim do Pax a despedida humana e a acolhida de um corpo e a alma generosa, amiga, de marido, pai e avô que deixará para sempre a sua inesquecível trajetória por este planeta Terra. Vai em paz, Fernando Soranz. Obrigado por sua amizade e carinho com todos os seus amigos e população, colaboradores da Jucesp e Sincomércio. Que as águas desta chuva do sábado sejam bênçãos derramadas sobre a sua vida inesquecível. 


Vanderlei Testa (artigovanderleitesta@gmail.com) Jornalista e Publicitário 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prefeitura de Sorocaba diz que não faz campanha digital de arrecadação para moradores de rua

Votorantim decreta uso obrigatório de máscara de proteção facial

Justiça decide que Ronnie Lessa ficará mais um ano em presídio federal

Mulher que preparou marmita suspeita diz que família ingeriu alimentos e ninguém passou mal

Mourão diz que política ambiental do país segue a legislação

PF identifica pessoas que hostilizaram Alexandre de Moraes na Itália