Parte da região central de Sorocaba está praticamente interditada para o tráfego de veículos, nesta manhã de quarta-feira (15), por causa da Greve Nacional contra corte verba na Educação, que ocupou vias de Sorocaba. Segundo organizadores, mais de dois mil manifestantes fazem passeata.
Por conta da situação, a Urbes está remanejando o transporte público e orientando o motorista a evitar algumas ruas para que o tráfego não seja totalmente prejudicado.
Os professores e estudantes de escolas de Sorocaba voltaram a ocupar, nesta manhã de quarta-feira (15), ruas e avenidas da cidade durante a Greve Nacional da Educação. Às 10h45, eles ocupavam a rua São Bento. Depois, desceram a XV de Novembro, seguiram até a rua Álvaro Soares e seguiam, às 11h47, para a rua Coronel Benedito Pires.
De acordo com a Urbes:
“Devido à manifestação popular, os motoristas que trafegam pelo centro de Sorocaba nesta manhã devem seguir as orientações dos agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal. O trabalho é para reduzir ao máximo os impactos no tráfego. Com relacao ao transporte público, os passageiros das 22 linhas de ônibus que trafegam pela região central também devem estar atentos para eventuais mudanças pontuais de itinerários ou atrasos. Os ônibus buscarão alterar o mínimo possível as suas rotas, mas não está descartada tal necessidade. Os agentes orientam a evitar a área central neste período.”
O itinerário de duas linhas estão alterados neste momento:
A LINHA 102 – Circular via Centro | Terminal Santo Antônio e a LINHA 103 – Centro Hospitalar | Terminal Santo Antônio sofrem mudanças no percurso neste momento.
No sentido Terminal São Paulo para o Terminal Santo Antônio, ambas as linhas seguem pela rua Leopoldo Machado – rua Cel. Cavalheiros – av. Dom Aguirre.
A L102, no sentido oposto (TSAxTSP) segue pela praça Frei Baraúna – rua São Bento – rua Santa Clara.
Os ônibus deixaram de passar pela praça Coronel Fajardo (Praça do Canhão) nesta manhã de quarta-feira, devido à manifestação popular. O percurso provisório é: rua Paula Souza, Praça Lions, av. Dom Aguirre e Terminal São Paulo. A mudança ocorre nas linhas 06, 07, 29, 30, 31, 32, 34, 37, 41, 43, 47, 49, 52, 53, 56, 72, 75 e 78.
Mais duas linhas têm alterações temporárias em seus itinerários a partir deste momento, devido à manifestação popular.
LINHA 65 – Campolim | Terminal Santo Antônio e LINHA 103 – Centro Hospitalar | Terminal Santo Antônio.
Os ônibus de ambas as linhas estão partindo do Terminal Santo Antônio, av. Afonso Vergueiro sentido Shopping Sorocaba, retorno na praça Edmundo Valle e rua Padre Luiz para retomarem o itinerário habitual.