Um ato cívico que contou com a presença de autoridades civis e militares para hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal marcou a celebração oficial dos 366 anos de fundação de Sorocaba.
A solenidade organizada pela Secretaria da Comunicação da Prefeitura de Sorocaba (Secom), com o apoio da Secretaria da Educação (Sedu), ocorreu em frente ao Palácio dos Tropeiros “Dr. José Theodoro Mendes” teve, ainda, a participação da cantora e servidora pública Alyne Moura que, acompanhada da Banda Regimental do CPI-7, cantou os hinos Brasileiro e de Sorocaba, de servidores da Saúde que atuam no Hospital de Campanha “Douglas Barbosa de Medeiros” e de pacientes que venceram a Covid-19.
Neste ano, Mateus Manetta Cobianchi de Oliveira, de 11 anos, aluno da Escola Municipal “Dr. Getúlio Vargas” foi a voz a prestar honras a Sorocaba lendo um texto que, em suas palavras, relembrou a história da cidade. Hastearam as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal o tenente-coronel Marcelo Yamada Domingues, representando o Exército Brasileiro, o comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI) tenente-coronel PM Fernando de Agrella, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Marcos Mariano, respectivamente.
Na sequência do ato cívico foi feita homenagem às vítimas do coronavírus com a apresentação de uma escultura feita em balões onde uma asa branca abraça o símbolo deste ano de celebração do aniversário, o 366. Funcionários do Hospital de Campanha receberam balões gigantes brancos e em conjunto adicionaram à escultura num gesto de respeito aqueles que já se foram, vitimados pela doença. Em seguida, quatro pacientes que venceram a luta contra a Covid receberam os aplausos do público formado, na sua maioria, por familiares.
Desfile virtual
Encerrada a cerimônia, um desfile virtual com imagens das celebrações anteriores foi disponibilizado nas redes sociais. Organizado pela Secretaria da Cultura e da Educação, o trabalho que contou com apoio da Secom teve a ideia de trazer aos sorocabanos a memória de desfiles de anos passados, contando a história das instituições participantes e que sempre marcaram a celebração do aniversário da cidade, como o Tiro de Guerra; Guarda Civil Municipal (GCM); os Escoteiros; a 14ª CSM, Polícia Militar e as escolas municipais.