O gestor da Irmandade da Santa Casa de Sorocaba, padre Flávio Miguel Júnior, afirmou que voltou a crescer a fila de pacientes aguardando vagas covid para a UTI.
Conforme padre Flávio, oito pacientes aguardavam por essa transferência nesse último domingo (16).
O boletim diário de leitos covid, divulgado pela Prefeitura de Sorocaba, mostra que nesse domingo a Santa Casa registrava 98,18% de ocupação nas UTIs covid.
O gestor foi entrevistado no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba, edição desta manhã de segunda-feira (17).
"Notamos nas últimas semanas que houve um pequeno aumento de casos de covid", disse durante a entrevista.
Padre Flávio chama atenção para um paciente de 21 anos com covid, que foi intubado. "Ele não tem comorbidade, nem nada. O que explica isso?", questiona, relacionando-se também às variantes do novo coronavirus.
Em 23 de abril, o prefeito Rodrigo Manga havia anunciado que a fila de pacientes aguardando vagas covid havia zerado. Para uma comparação, em 27 de março, por exemplo, 152 pacientes aguardavam transferências para hospitais. Não há paciente sem atendimento Covid no município. Todos estão sendo integralmente assistidos.
Padre Flávio afirmou que irá apresentar um estudo para apresentar ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) e ao secretário de Saúde Dr. Vinícius Rodrigues, para alertar sobre as principais comorbidades, sendo elas a cardiopatia e a obesidade, que elevam a gravidade do paciente com covid. "Concluí um estudo que pedi para minha equipe do hospital fazer. Pedi para verem, por tabela, a comorbidade e a faixa etária", afirmou.
Questionado sobre supostos casos de infectados com covid mesmo quando já vacinados contra a doença, o padre dá como exemplo os funcionários de saúde da Santa Casa e UPH Leste, do qual também é gestor. Conforme ele, toda sua equipe já está imunizada e até o momento ninguém se contagiou.