Na próxima terça-feira (9), às 9h, uma solenidade em Sorocaba vai marcar os 87 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. A cerimônia ocorrerá na Praça 9 de Julho, no Centro, e contará com a presença de autoridades civis e militares.
O evento é realizado pela Polícia Militar, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Prefeitura de Sorocaba e a Associação – Memória da Revolução Constitucionalista de 32.
A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado que ocorreu no Estado de São Paulo e que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
Na ocasião, o professor e historiador de Sorocaba, Adilson Cézar, presidente do IHGGS, que será o orador da solenidade, vai relembrar a data com uma homenagem ao movimento. No evento também ocorrerá o hasteamento da bandeira, a deposição de um arranjo de flores no momento aos pracinhas e a execução do toque de silêncio, além do desfile da tropa e viaturas da Polícia Militar.
Urbes interdita trânsito para desfile
A Urbes – Trânsito e Transporte vai interditar o tráfego de veículos ruas das proximidades da Praça Nove de Julho, na manhã da próxima terça-feira (9), para o desfile em comemoração ao 87º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. O bloqueio vai acontecer das 7h às 13h e os motoristas que precisarem passar pelas proximidades da praça serão orientados a utilizarem desvios. Os amarelinhos estarão nas proximidades do evento para orientar os motoristas quanto o melhor caminho a seguir. Os desvios serão informados por placas.
Os motoristas que estiverem na Avenida Eugênio Salerno e desejarem seguir até a Avenida General Carneiro, no sentido bairro, deverão utilizar as Ruas Goiás e Amazonas como opção de desvio do evento. Quem estiver na Avenida General Carneiro em direção ao Centro poderá seguir pelas Ruas Dimas de Melo, Almirante Barroso, Francisco Ferreira Leão e Duque de Caxias, chegando, assim, à Avenida Moreira César para retomar seu caminho. Já os veículos que vierem das Ruas Sete de Setembro e Penha para acessar a Avenida General Carneiro também utilizarão o desvio pelas Ruas Goiás e Amazonas, valendo-se do corte no canteiro central da Avenida Eugênio Salerno.