Quatro pessoas morreram em Sorocaba por terem contraído meningite. Segundo a Secretaria de Saúde, somente neste ano, até o momento, foram confirmados 58 casos da doença, sendo 13 casos de meningite bacteriana, 36 casos de meningite viral e nove casos de outras etiologias.
Dentre os confirmados em Sorocaba, 34 casos são de sexo masculino e 24 do sexo feminino. A Vigilância Municipal monitora a ocorrência do agravo no município e confirmou que a cidade não passa por epidemia. O número de casos ocorridos está dentro do esperado, sendo uma doença de ocorrência esporádica e permanente.
Meningite é a inflamação da meninge, membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal. pode ser causada por fatores agressores dentre eles agentes infecciosos como vírus e bactérias.
Os sintomas são febre, vômitos e dor de cabeça, porém em crianças pequenas os sinais mais comuns são: irritabilidade, recusa alimentar, febre e vômitos.
As meningites bacterianas são consideradas mais graves e podem evoluir para óbito em algumas horas de evolução da doença ou causar sequelas permanentes nos pacientes acometidos. As meningites virais são as mais frequentes e de evolução em geral benigna, necessitando apenas de medidas de suporte como uso de medicações para alívio dos sintomas.
A Secretaria de Saúde informou que “está diante de uma ampla possibilidade de agentes causadores, com condutas distintas entre eles”.
Toda suspeita deve ser notificada para a Vigilância Epidemiológica, que monitora os casos no município e indica medidas de bloqueio quando necessárias.
A prevenção inclui cuidados de higiene do ambiente e pessoal. Lugares com grande concentração de pessoas devem ser arejados e ventilados, com limpeza frequente de superfícies, lavagem frequente das mãos, higiene pessoal adequada e hábitos de alimentação saudáveis.
A vacina é importante para prevenção da doença, sendo distribuída de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).