Até está quinta-feira (21), Sorocaba registrou 99 casos confirmados de dengue, sendo 72 autóctones e 26 importados. Para chikungunya foram confirmados 10 casos, sendo oito autóctones e 2 importados. Não houve casos para zika e apenas um caso importado de febre amarela silvestre.Não ocorreram casos de óbitos relacionados a esses agravos. As informações são da Prefeitura de Sorocaba.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Sorocaba realizou na manhã desta quinta um arrastão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, na feira livre do bairro local. O intuito desta ação foi para que toda a comunidade tenha uma orientação apropriada, tomem os devidos cuidados e se conscientizem cada vez mais.
A ação contou com o apoio de quatro funcionários da unidade e contribuição de oito estagiários, sendo possível prestar orientações, esclarecer dúvidas e distribuir panfletos informativos. Estas atividades pretendem conscientizar a comunidade através de trabalho preventivo e eficaz, visando a minimização da infestação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Segundo o coordenador da UBS, Fábio Michel Santiago, a população da localidade sempre acolhe e escuta os funcionários da unidade e sabem da importância das ações de prevenção contra o mosquito.
Além disso, a Secretaria de Saúde (SES) informa que sobre denúncia de criadouros do Aedes aegypti, as pessoas devem acionar a Zoonoses por meio do canal 156 ou pelo site da Prefeitura: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao ou ainda procurar uma das Casas do Cidadão para registrar a ocorrência. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município através do número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.