A mais recente pesquisa sobre o mercado imobiliário paulista divulgada pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação), que abrange o interior do estado de São Paulo, Baixada Santista e Região Metropolitana de São Paulo, destaca que Sorocaba liderou o mercado de novos imóveis no terceiro trimestre de 2023, com 1.022 unidades.
Dos 31 municípios considerados na pesquisa, Sorocaba fica à frente de cidades como São José dos Campos, com 923 unidades; Campinas, com 746; e Araraquara e São Bernardo do Campo, com 600 unidades cada uma.
No quesito Valor Geral de Vendas (VGV) lançado no terceiro trimestre deste ano, Sorocaba alcançou R$ 500 milhões, o 2° maior valor do Estado, ficando atrás Campinas, que atingiu R$ 608 milhões.
“Os números mostram que Sorocaba continua sendo uma cidade pujante, que está entre as mais relevantes para o mercado imobiliário no Estado de São Paulo”, afirma Caio Fernandes, Diretor Comercial e Marketing da Construtora Planeta.
Lançamentos da Planeta
A Construtora Planeta contribuiu ativamente com os números do mercado imobiliário de Sorocaba. No 1° trimestre, lançou o Pátio São Paulo, na zona leste de Sorocaba, com 200 unidades. No 2° trimestre foi a vez do empreendimento Square Saint Lambert, na zona sul, com 216 apartamentos.
No 3° trimestre, foi lançado o Magnifique, localizado no bairro Mangal, que terá 138 unidades. No mesmo período, a empresa lançou também o Parque Vida – este pela marca Access -, com 399 unidades. Com estes quatro lançamentos do Grupo Planeta, são 953 unidades no ano.
“Ajudamos a aquecer a economia de Sorocaba e contribuímos com o mercado imobiliário da cidade”, destaca Sandro Souza, diretor executivo da Construtora Planeta.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 58 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.
Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.
Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção).
Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.
A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, no empreendimento La Vista Moncayo, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.
É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.