A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, mais uma vez, amplia o Sistema Rápido Rural no transporte público do município. Desde esta sexta-feira (2), os moradores que utilizam a linha A75 – Campininha também contam com o serviço, que consiste na operação de ônibus com layout diferenciado e equipado com pneus especiais (de trator) para trafegar na terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais.
O Sistema Rápido Rural no transporte público de Sorocaba começou a ser implantado em 25 de abril deste ano, pela linha A30/1 Genebra/Inhaíba (Zona Leste) e, em julho, foi estendido para as linhas A67 Ipanema das Pedras (Zona Oeste) e A69 Caguaçú (Zona Norte). Tais linhas fazem a ligação dos bairros com pontos de conexão, para acesso a outras linhas regulares e com itinerário ligando à região central da cidade.
“Os ônibus especialmente adaptados para trafegar em ruas de terra têm dado resultado, por isso estamos ampliando a oferta no município. Trata-se de uma solução inédita, desenvolvida pela Urbes e pela Semob, permitindo que ônibus do transporte público trafeguem nessas vias, seja em dias de sol ou de chuva”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, que participou de ato no bairro Campininha, para informar a comunidade sobre a novidade.
Também marcaram presença os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom); mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; os vereadores João Donizete, líder de Governo na Câmara, e Luís Santos, vice-presidente da Casa de Leis; assim como o supervisor do Consórcio Sorocaba (Consor), Paulo Roberto dos Santos, empresa operadora do Sistema Rápido Rural no bairro Campininha.
“Esse ônibus é mais uma boa notícia que recebemos aqui, no bairro. Minha filha usa muito o transporte público. A outra novidade para nós foi a instalação de rede de água, feita recentemente. Moro aqui há 72 anos e dependia de caminhão-pipa ou de ter que buscar água no rio”, disse Amando Ferraz, 84 anos, após receber das mão dos prefeito a chave do ônibus rural, em ato simbólico, representando todos os moradores, acompanhado da líder comunitária Elisabete da Silva.
A linha A75 – Campininha começou a operar como alimentadora do Miniterminal Éden, atendendo a empreendimentos industriais instalados na região rural, além de sítios e condomínios de chácaras. Percorre bairros na região do Éden, como o Jardim Boa Esperança e Jardim Jatobá, e também atende alunos das escolas “Dr. Gualberto Moreira”, “Francisco Coccaro”, “Elzide Celestina Souza Pacheco Tunuchi”, “Oswaldo de Oliveira” e do Centro de Educação Infantil “Maria Carmen Rodrigues Sacker” (CEI-83).
“A programação horária e o percurso da linha A75 – Campininha foram mantidas. Atualmente, o percurso da linha possui 25,8 quilômetros de extensão, dos quais 12,7 km em estradas não pavimentadas. A meta é implantar o Sistema Rápido Rural, de forma gradual, em mais 11 linhas que transitam por estradas de terra, em todas as regiões da cidade”, adiantou o diretor-presidente da Urbes.
Além do Consor, a City Transportes também opera o sistema Rápido Rural em Sorocaba, mas em outros pontos da cidade. “Essa parceria com as operadoras do transporte público e o empenho de todos os envolvidos têm sido fundamentais para o sucesso da iniciativa. O principal objetivo é garantir ônibus na zona rural, sem suspensão do atendimento ou necessidade de desvios, devido a eventualidades decorrentes do clima. E isso temos conseguido”, comentou o secretário da Semob.
Pavimentação
Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga e o secretário da Serpo confirmaram, ainda, a pavimentação da Avenida Flor do Carvalho, também na região do Éden. “Será uma parceria com o Governo do Estado e a licitação já está em andamento. Depois disso, será a vez da Estrada da Campininha receber asfalto, uma demanda de décadas de espera por parte da população. A mobilização em torno disso já ocorre”, finalizou o chefe do Executivo.
Sistema Rápido
O Sistema Rápido Rural é um complemento do Sistema Rápido Sorocaba, que começou a ser implantado no ano passado. A iniciativa consiste de um conjunto de medidas que estão sendo adotadas pela Administração Municipal para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba, incluindo a criação de Miniterminais, mais linhas e a renovação completa da frota, otimizando os percursos, oferecendo redução no tempo de deslocamentos e promovendo mais conforto e modernidade aos usuários.
O Sistema Rápido Sorocaba é composto por linhas no modelo tronco-alimentador, ou seja, por meio de uma linha principal, circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, sendo atendida por veículos menores, que circulam pelos bairros de cada uma dessas regiões. Os ônibus que operam nesses pontos são os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, internet sem fio e entrada USB para carregamento de dispositivos eletrônicos.
Ao todo, estão previstos 18 Miniterminais na cidade, para uma completa rede integrada de linhas aos terminais urbanos. Os novos Miniterminais contam com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e estão equipados com entrada USB para carregamento de celular e outros eletrônicos. O usuário poder ir de um bairro, em determinada região, para outro, pagando apenas uma tarifa.