22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sedu divulga Plano de Formação Continuada 2021 para os profissionais da Educação

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 12/05/2021

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba (Sedu) anunciou à rede municipal de ensino o Plano de Formação Continuada 2021 de seus profissionais. A pasta segue o Marco Referencial, que preconiza que a formação continuada deve dialogar com os princípios éticos, estéticos e políticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Básica.

 

A Sedu informa que as formações propostas se apresentam em três dimensões: Formação em contexto; Formação de livre escolha e Formação em rede.

 

A Formação em contexto é referente ao que ocorre na instituição escolar; a Formação de livre escolha é caracterizada pela oferta de propostas formativas e de especialização aos profissionais, bem como a participação em congressos e seminários, em que cada educador pode escolher os cursos que frequenta, de acordo com seus interesses e os que estão disponíveis. Nesses dois casos, as formações podem ser abordadas de maneira presencial e/ou virtual.

 

Já, os cursos de formação em rede são compostos por propostas formativas que consideram os projetos instituídos pela Secretaria da Educação no âmbito federal, estadual e municipal. Para tanto, necessitam da participação por meio de convocação, de modo presencial e/ou virtual, para que haja alinhamento de concepções e ações entre as escolas que compõem a rede.

 

“Para garantir a qualidade e a pertinência dos temas abordados, o desenvolvimento das formações foi pautado na análise das Avaliações Institucionais de 2020 e no Relatório Final do Comitê de Acompanhamento (CAC)”, explica o secretário da Educação, Marcio Carrara. “Além disso, as formações buscam o desenvolvimento profissional das equipes”, completa.

 

O processo formativo da rede iniciou-se em fevereiro, com encontros virtuais com as equipes escolares para tratar de temas, como, por exemplo, Protocolo Sanitário e Acolhimento Psicossocial, ambos relacionados ao momento pandêmico. A continuidade das formações se dá neste mês de maio e ocorrerão até novembro deste ano.

 

A equipe da Secretaria da Educação desenvolveu um site específico para os processos formativos, para que os profissionais da educação tenham acesso às reuniões síncronas, assíncronas, vídeos e outros materiais de estudo e reflexão sobre os temas abordados.

 

A maioria dos cursos ocorrerá de maneira virtual, evitando-se as aglomerações. O site conta, ainda, com links para cada formação; agenda; aba de opções para cursos de livre escolha; tutoriais e acesso para o canal oficial do YouTube da Sedu.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Duas pessoas morrem em incêndio na avenida Arthur Bernardes, no Jardim Maria do Carmo

VÍDEO: Reprovação de alunos na pandemia pode causar injustiça, diz secretário da Educação de SP

"Nosso barco pode estar indo para um iceberg", diz presidente em vídeo

Nova lei de importunação sexual pune assédio na rua

"The Mandalorian" é promissora expansão do universo "Star Wars"

Novas mensagens de Bolsonaro a Moro reforçam versão de interferência na PF